Coluna da Folha

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2021 às 07:02

A União dos Vereadores de Pernambuco e as questões internas

Não há dúvidas de que a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) é uma importante entidade que tem o papel de nortear o governo do Estado na elaboração de políticas públicas para sua população. Ao lado, aliás, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Mas às vezes as questões internas podem atrapalhar, como está acontecendo agora com a UVP.

Atual presidente da entidade, o vereador Josinaldo Araújo (PTB) já anunciou que pretende disputar o quarto mandato. A notícia, no entanto, não agradou o vice-presidente e vereador por Sertânia, Antônio Fiapo (PSB).

Para Fiapo, que emitiu uma nota esta semana sobre o assunto, a alternância de comando administrativo é o mais saudável em qualquer instituição. “Sempre fui contra a perpetuação de poder. Ocorre que agora, novamente, ele quer tentar um quarto mandato. E por discordar dessa tentativa de perpetuação de poder, fui convidado por um grupo de vereadores e vereadoras para ser candidato a presidente da UVP. Vamos trabalhar para que a UVP tenha o nível de excelência que hoje tem a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)”, declarou.

Independente de quem esteja com a razão, a UVP precisa manter o foco naquilo que se propôs a fazer desde quando surgiu. Caso contrário, se questões políticas começarem a se sobressair, corre o sério risco de perder aquilo que mais busca: a credibilidade e o respeito da população.

Um lá, outro cá

Os parlamentares sertanejos na Câmara dos Deputados estão em lados opostos na eleição para a nova mesa diretora da Casa. Enquanto Gonzaga Patriota (PSB) já fechou questão com seu colega Baleia Rossi (MDB), Fernando Filho (DEM) anunciou seu voto em Arthur Lira (PP), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mais uma bronca

Em Cortês, município da Zona da Mata Sul, a atual prefeita Fátima Borba (Republicanos) decidiu realizar na última semana uma “Live Transparência ” com provas documentais apresentadas pelo contador da prefeitura, Jarbas Torres, sobre a delicada situação financeira e patrimonial do município. Foram apresentadas as folhas de pagamento, principalmente a de 2020, além da responsabilidade dos gestores anteriores e a real situação dos recursos deixados, entre outros itens.

Revoltado

Uma polêmica reportagem exibida recentemente pela TV Record tirou do sério o prefeito de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, Galego de Nanai. Ele usou  suas redes sociais para demonstrar toda sua indignação a respeito da questão da exploração sexual infantil, tratada no programa televisivo. “Indignado com a matéria mentirosa e completamente fora da realidade produzida pela rede de televisão Record. A matéria não reflete a verdade sobre a sociedade cabroboense e ataca, de maneira inaceitável, a honra de nossa população”, desabafou o gestor, revoltado.

Beneficiados

Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Roberta Arraes (PP) solicitou ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado, que os conselheiros tutelares e agentes de saúde sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A parlamentar sertaneja quer também um apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) nesse sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários