Coluna da Folha

0

Pimentel vai com presidente da Câmara como vice em Araripina

Na maior cidade do Araripe, o cenário eleitoral deste ano já parece estar bem construído na chapa do atual prefeito Raimundo Pimentel (PSL). Mesmo falando pouco sobre o assunto, ele disse a este colunista que as principais características para escolher o nome que sairá ao seu lado na majoritária são lealdade e compromisso.

O leal e comprometido, nesse caso, é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Araripina, Evilásio Mateus (DEM), que cresceu no grupo político do prefeito ao conseguir que lideranças expressivas da cidade, que não o apoiaram em 2016, caminhassem junto com eles.

O atual vice, Bringel Filho (PP), rompeu suas alianças políticas com Pimentel e deve atender o seu pai, ex-prefeito Emanuel Bringel, e lançar candidatura própria. Fato que, segundo o prefeito, não o incomoda e que, apesar das divergências, não há mágoa de sua parte.

Pimentel comemora o que chama de duas vitórias: a recente cura do novo coronavírus e todas as contas pagas do município. Nos últimos dias decidiu acelerar as obras na cidade e nos distritos e afirma que as atividades econômicas voltarão a funcionar de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo do Estado, com todas as medidas de distanciamento e higiene.

Quebra de braço

O prefeito de Itacuruba (PE), Bernardo Maniçoba, entrou em conflito com os vereadores da cidade após ter seu projeto de ampliação do Clube Municipal vetado na Câmara. Segundo ele, o projeto, que já foi autorizado pela Caixa Econômica Federal, foi levado para os órgãos judiciais tomarem as providências. Falta a Câmara explicar o motivo do veto.

Na mira do MPE

Câmaras e prefeituras de Orocó, Triunfo, Flores (todas no Sertão pernambucano) e Cabo (na Região Metropolitana) foram alertadas sobre o risco de utilizarem bens públicos em ano eleitoral para ajudar partidos políticos, coligações e candidatos, sob o risco de abuso de poder político e econômico. Caso haja condenação, a pena pode variar entre multa, cassação e perdas de direitos políticos. Os gestores têm 10 úteis para provar o cumprimento ou não da recomendação.

O vice tranquilão

O vice-prefeito de Brejo da Madre de Deus (PE), Josevaldo Lopes, assumiu a prefeitura após o chefe do Executivo, Hilário Paulo, ter seu estado de saúde agravado após ser diagnosticado com Covid-19. Tranquilo, disse que vai dar prosseguimento ao que já vinha sendo feito na cidade.

Pena de multa

A Justiça Federal decidiu que o município de Ipubi deve realizar pagamento dos professores por meio de verba do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. A prefeitura deve elaborar em até 60 dias um plano de aplicação dos recursos com a participação do sindicato dos professores.

Mudou

As sessões online da Câmara de Vereadores de Petrolina deixam de acontecer pela manhã e agora serão as 14h30 pelo YouTube. Na portaria, o presidente Osório Siqueira destaca a mudança apenas para o período da pandemia.

Em ritmo firme

Satisfeito com o retorno das sessões na Casa Plínio Amorim, mesmo que temporariamente virtuais, o vereador Ronaldo Silva declarou ontem (9): “que bom que estamos de volta ao trabalho. O povo que ver a gente assim, produzindo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome