Coluna da Folha

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2013 às 07:00

Coluna da Folha

“Tá um caos total. E a cada documento que encontramos, piora”.

Da prefeita em exercício de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa (PSL), sobre a situação em que se encontra a prefeitura.

Encontro polêmico

Enquanto alguns prefeitos aproveitam o momento para comemorar a participação no “2º Encontro Nacional Com Novos Prefeitos e Prefeitas”, promovido pelo Palácio do Planalto, outros só lamentam a ausência. De acordo com as estimativas, pelo menos 120 prefeitos de Pernambuco participam do evento.

O problema é que certos gestores ficaram de fora do encontro por falta de recursos para bancar as despesas com passagem aérea, hotel e alimentação. Entre eles está o prefeito de Tuparetama, Dêva Pessoa (PSD), que não pôde ir ao encontro e até o momento parece não conseguir acertar as contas de sua prefeitura. Mesmo sem recursos do município, alguns prefeitos deram o famoso jeitinho brasileiro’ para não ficar de fora da reunião. É o caso do prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães, que preferiu hospedar-se na casa de parentes e assim não gastar com diárias.

Ainda há aqueles que não estejam muito satisfeitos com os rumos do encontro. O novo gestor de Itapetim, Arquimedes Machado, avaliou insatisfatoriamente a reunião. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff “não trouxe nada de novo em seu discurso”. Não falou sobre a redução do Fundo de Participação dos Municípios e nem da Adutora do Pajeú ou da Transposição do São Francisco, assuntos que interessam diretamente os prefeitos da região.

Problemas

O prefeito de Trindade, Dr. Everton Costa, parece andar insatisfeito com a situação na qual encontrou os cofres do município. Segundo ele, a prefeitura teria sido repassada com apenas R$ 120 mil em caixa, quantia insuficiente para saldar as dívidas. Everton, também precisa correr conta o tempo para tirar o município da lista daqueles impossibilitados de receber obras federais.

Encontro socialista

Durante sua passagem por Brasília, onde participa do Encontro com os Novos Gestores, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB) aproveitou a oportunidade para se juntar a outros lideranças socialistas, como o ministro da Integração FBC e o deputado federal Gonzaga Patriota. No encontro Arraes não perdeu tempo e foi logo tentar recursos federais para as áreas de saúde e educação.

Tá ruim

Em Lagoa Grande, o novo secretário de infraestrutura, Ademar Nonato, decidiu botar a boca no trombone contra a situação na qual se encontra a cidade. Segundo ele, “todos os setores estão comprometidos”.

Mais um nome

O repórter policial de Toritama, Marcos Araújo, já confirmou seu interesse em disputar um cargo de deputado estadual nas próximas eleições. Ele se diz pronto para a briga por uma cadeira no Poder Legislativo: “Estou pronto, só depende do povo”, disse.

Vice de direito

O papel de vice está rendendo elogios à vice-prefeita de Afogados da Ingazeira, Lúcia Moura. Ela esteve reunida com a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, Eleonora Menicucci, a quem falou da implantação da Secretaria Municipal da Mulher.

Dedicado

Em Tabira, o prefeito Sebastião Dias está se empenhando em busca de recursos para construção de um novo hospital municipal na cidade. De acordo com Dias, a obra conta com a simpatia do secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira.

 É prefeito

Com a viagem do prefeito de Cabrobó, Dr.Auricélio Torres (PSB), até Brasília, o vice Romero Gomes assumiu o comando administrativo da prefeitura municipal. Ele ficará na chefia do Executivo até o próximo sábado (02/02), quando Dr.Auricélio estará de volta.

É falso

A vice-prefeita de Serra Talhada, Tatiane Duarte, é a mais nova vítima dos hackers. Tatiana está alertando a população sobre um perfil falso que circula nas redes sociais com seu nome e foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários