Codevasf e reitores de instituições federais pretender criar carteira de projetos

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2021 às 09:24

Foto: Ascom Codevasf/divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Rede Nordeste de Reitores das Instituições Federais de Ensino (Rene) pretendem firmar parceria para construção de uma carteira de projetos na área de desenvolvimento regional. Os projetos estarão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030 e serão executados nos estados da região.

Ao longo deste ano de 2021, representantes da Codevasf e da Rene se reuniram para elaboração de uma proposta de parceria. A última reunião foi realizada no dia 3 de dezembro, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife (PE).

A Codevasf foi representada no último encontro pelo diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, que fez uma apresentação sobre as principais linhas de atuação da Companhia e os resultados obtidos em quase 50 anos de existência da empresa pública.

Ele ainda destacou o avanço nas negociações para unir a expertise da Codevasf na execução de projetos de desenvolvimento regional ao conhecimento científico e tecnológico das universidades do Nordeste e sua capilaridade no território nordestino. “A intenção é consolidar uma parceria por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Codevasf e a rede de instituições federais de ensino do Nordeste. Pretendemos intervir no território nordestino, ampliando o conhecimento científico e tecnológico. Com a carteira de projetos, poderemos aperfeiçoar nossa intervenção e transformar com mais agilidade a realidade nordestina“, afirmou o diretor da Codevasf, que representou o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, no evento.

Projetos

Para construção da carteira de projetos, cada representação da Codevasf situada na região Nordeste ficará responsável por recepcionar os projetos das instituições de ensino federal em sua área de atuação. Atualmente, a Companhia possui representações em todos os estados da região com superintendências regionais, escritórios de representação e de apoio técnico.

Além do diretor Napoleão Casado, a gerente de Apoio à Produção da Área de Irrigação da Companhia, Andrea Rachel Souza, e o chefe de Gabinete da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, integram o grupo responsável pela articulação do acordo de cooperação técnica. Após a fase de elaboração da carteira de projetos, o próximo passo é a busca por parcerias com organismos internacionais para mobilização de recursos para execução das ações. A ideia é manter parceria com organizações como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *