A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) conseguiu importante avanço na condução do projeto do Canal do Sertão Baiano (CSB), maior obra de infraestrutura hídrica da Bahia. Na última quinta-feira (5) foi realizada a licitação para contratação das obras da primeira etapa do canal, no trecho entre o reservatório RC500, ponto de tomada d’água, até onde será construída a primeira das três novas estações de bombeamento, a EB600, em Juazeiro (BA).
Nesta etapa, serão 10,6 km de canal de uma extensão total de 317 km. Ao longo do seu percurso, o canal atenderá direta ou indiretamente mais de 1,2 milhão de pessoas em 44 municípios, localizados nas bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe/Paraguaçu, Tourão, Vaza-Barris e Salitre, que passarão a receber água do rio São Francisco.
A empresa vencedora da licitação apresentou proposta no valor de R$ 119 milhões. Os recursos orçamentários estão assegurados, tendo como fonte a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, alocados no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e descentralizados para a Codevasf. A previsão de início das obras dessa primeira etapa é para o primeiro trimestre do ano de 2025.
“A Codevasf reafirma, assim, com mais esse projeto, o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento regional, iniciando a execução da primeira etapa de um investimento há muito tempo sonhado por todos os baianos“, afirma o titular da 6ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Miled Cussa Filho.
A obra
O Canal do Sertão Baiano é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do Governo Federal e tem por objetivo assegurar o abastecimento d’água para dessedentação humana e animal, regulando reservatórios existentes no seu trajeto, além de apoiar na estruturação de cadeias produtivas dos municípios beneficiários.
Isso sim um grande projeto para todos os baianos que precisam se alimentar do nosso grandioso ” velho chico “
Quero plano de estudo quanto custa