Cisternas do “Água para Todos” chegam a 1,6 mil famílias em 2013

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2013 às 07:40

As cisternas de consumo do programa “Água para Todos” chegaram a mais 1.683 famílias neste início de 2013. Os reservatórios instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já alcançam 87 municípios no semiárido de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Maranhão. Em outros 31 municípios, Comitês Gestores Municipais estão executando o trabalho de identificação de futuros beneficiários.

“Os beneficiados pelo programa são famílias de populações difusas que estão na linha da pobreza ou da extrema pobreza. Muitas delas vivem isoladas e a dificuldade de acesso a água é motivo de muita angústia. O programa instalou até agora cerca de 50 mil cisternas, e o ritmo de instalações tende a crescer”, afirma o coordenador do Água para Todos na Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira.

Neste início de 2013 foram instaladas 527 cisternas em Alagoas, 326 na Bahia (161 pela Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, e outras 165 pela de Juazeiro), 254 no Piauí, 215 em Minas Gerais, 164 no Maranhão, 151 em Pernambuco e 46 em Sergipe.

“Uma cisterna é muito útil por aqui. Quando a estiagem é longa, precisamos da ajuda frequente do caminhão-pipa. É difícil conseguir água. O reservatório vai aliviar as dificuldades nas próximas secas”, diz Genize Leandro da Silva, uma das beneficiadas do programa em 2012 na comunidade de Torrões, em Caraíbas (AL), município onde a Codevasf instalou 2.452 cisternas no âmbito do Água para Todos. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários