Circuito de prova prática do Detran-PE agora terá bicicletas

por Carlos Britto // 01 de julho de 2015 às 06:40

downloadA partir desta quarta-feira (1º), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco vai incluir bicicletas nas provas práticas. A medida inédita no país pretende orientar os futuros motoristas sobre o convívio saudável com os ciclistas. No pátio de exames da sede, no Iputinga, duas bikes estáticas com um boneco acoplado (para simular a presença do ciclista no trânsito) já foram instaladas. O mesmo modelo deverá, em breve, ser implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Segundo o Detran-PE, as faltas cometidas pelos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que estiverem relacionadas à bicicleta incorrerão na prática de falta média, com atribuição de dois pontos negativos. O candidato que deixar de guardar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar a bicicleta estática, por exemplo, sofrerá a punição.

Assim, o Detran-PE pretende que os futuros condutores pratiquem o que já está determinado pela Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 201: “o motorista deve manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média (R$ 85,13), sob a penalidade de multa nos casos de descumprimento”.

Segundo o diretor-presidente do órgão estdual de trânsito, Charles Ribeiro, a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento, realizou um curso com instrutores dos Centros de Formação de Condutores de todo o estado para trabalhar o tema “A bicicleta como modal de transporte”. Mais de 2,5 mil instrutores foram capacitados sobre legislação de trânsito e regras de direção defensiva, sempre com foco no convívio sadio da bicicleta. (de Agência)

Circuito de prova prática do Detran-PE agora terá bicicletas

  1. Luis Fernando disse:

    Quando eu tirei a minha CNH o circuito só servia para a hora de estacionar. A prova era na rua. Ali, o candidato era avaliado no meio do trânsito, convivendo com outros carros, motos, bicicletas, carroças etc. E a Auto-Escola não era obrigatória. Só para quem quisesse realmente aprender a dirigir. Hoje, só treinam os futuros motoristas para andar dentro de um pátio. Caiu muito o nível de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários