‘Cinema no Interior’ chegará a Petrolina e outras cidades do Sertão pernambucano

0

O Sertão pernambucano viverá mais uma jornada cinematográfica com a realização do “Festival de Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”. O evento acontecerá em Petrolina e se estenderá até a próxima segunda-feira (23), incluindo outras cidades sertanejas como Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Petrolândia e Cabrobó.

Petrolina foi escolhida para a abertura do festival, onde ocorrerá a cerimônia de pré-lançamento dos filmes: “Jamakaru”, “Rio Mar”, “A Menina da Ilha”, “O Menino que Tinha Medo do Rio” e “Cantigas, o Sertão e suas Danças”. As películas serão exibidas por meio da Rede Orient Cinemas, no shopping da cidade, e estará em cartaz para o público da região a partir do próximo dia 26/12.

O idealizador e diretor geral do Cinema no Interior, Marcos Carvalho, explica que todas as ficções foram roteirizadas, produzidas e protagonizadas pelos moradores dos municípios de Cabrobó, Santa Maria da Boa vista, Orocó e Petrolândia. “Com o auxílio das oficinas formativas oferecidas pelo projeto Cinema no Interior, os ribeirinhos participaram de todo o processo de realização dos filmes, desde a elaboração do roteiro, composição do elenco e produção das obras“, comenta Marcos Carvalho. Ele explica ainda que a proposta do Festival é despertar o interesse das comunidades interioranas em trabalhos de pesquisa audiovisual valorizando a própria região.

A difusão do patrimônio cultural das cidades ribeirinhas sanfranciscanas e o incentivo na realização de novos projetos audiovisuais para a região compõem parte dos objetivos do Festival, que nesta edição de 2019 aborda diversos aspectos relacionados ao Velho Chico e ao meio ambiente“, conclui Carvalho.

Programação

A programação do evento inclui a mostra itinerante nas cidades ribeirinhas, além de mostra interna competitiva, premiações, homenagens e palestras. Haverá ainda, oficinas de Roteiro para Cinema, Elaboração de Projetos Audiovisuais, rodada de negócios e ações ecológicas com a arborização nas margens do rio São Francisco.

O projeto foi selecionado no edital do Funcultura Audiovisual 2017/2018 e no edital Festivais SAV/Minc/2018, conquistando incentivos do Governo do Estado de Pernambuco, Funcultura e do Governo Federal, FSA/BRDE/Ancine. conta ainda com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis (França), Rede Orient Cinemas, TV Grande Rio, Nobile Suítes Del Rio Petrolina e das Prefeituras de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Petrolândia – além do apoio da população ribeirinha.

A venda dos ingressos será feita na bilheteria do Cine River. Os interessados em participar das palestras, oficinas e em obter outras informações, devem entrar em contato pelo e-mail: festival@cinemanointerior.com.br.

Atualizada às 16h06

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome