Cinco usinas de energia solar serão implantadas em Juazeiro e Casa Nova

0
Usina de energia solar. (Foto: Reprodução)

Para se somar ao aparato de usinas solares na Bahia, serão erguidos mais cinco equipamentos distribuídos em Juazeiro e Casa Nova, no norte do Estado, que irão adicionar outros 150 mil kW à capacidade de geração desse tipo de energia. A informação foi confirmada ontem (19) pelo governo baiano, durante a apresentação do mapeamento e análise do potencial em todo o território estadual. Na ocasião, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) lançou o Atlas Solar da Bahia. O lançamento aconteceu dentro da programação da Campus Party (CPBA2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e contou com a presença de diversas autoridades.

A publicação, que foi feita em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), visa ainda a ser instrumento de orientação para empresários e investidores interessados em aplicar recursos no segmento de energia solar na Bahia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Estado possui 443.920 quilowatts (kW) de capacidade instalada, o que representa um potencial para fornecer eletricidade para 400 mil residências.

De acordo com o secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, “essa parceria entre as secretarias mostra que todos os metros quadrados de área da Bahia analisados são capazes de produzir 70% da energia solar possível de ser produzida em todo o Brasil“.

Cenário

Já são 16 parques em operação comercial instalados na Bahia, nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa e Itaguaçu. Outras quatro estruturas similares estão sendo construídas em Guanambi e Bom Jesus da Lapa, respectivamente no sudoeste e oeste baiano. Essas novas usinas vão implementar a capacidade de produção da energia solar em quase 90 mil kW.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome