Chuvas mudam cenário e Lago de Sobradinho não deve atingir o volume morto, segundo Chesf

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2015 às 20:47

ilhotas barragem sobradinho 2

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que, desde o dia 2 de dezembro,  a vazão que está chegando (afluente) ao reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, passou a ser maior que a vazão de saída (defuente). Por autorização da Agência Nacional de Águas e do Ibama, a Chesf está praticando uma vazão de  900 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir de Sobradinho.

Estamos recebendo 980 m³/s e sabemos que houve chuvas na região do São Francisco acima de Sobradinho, o que mudou o cenário de chegar a 0% do volume útil do reservatório nesse início de dezembro”, disse o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias.

Segundo a assessoria da Chesf, o período úmido na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai de novembro a maio e, pelo histórico, sempre há chuvas nesses meses. A expectativa da Chesf é conseguir manter o reservatório de Sobradinho acima de 1% de volume útil e garantir o uso múltiplo da água – principalmente para abastecimento e irrigação. No último boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na sexta-feira (4), o lago estava com 1,11% de sua capacidade total de armazenamento.

A geração de energia elétrica não é a maior prioridade na Bacia do Rio São Francisco neste momento, já que temos o Sistema Interligado Nacional, o que nos permite fazer o intercâmbio de energia entre regiões, além da forte participação da energia eólica na matriz energética nordestina e, também, a produção das termelétricas”, destacou Miranda Farias.

Reunião

Atualmente, a Usina de Sobradinho está produzindo 180 MW médios e pode parar de gerar se o volume útil do reservatório chegue a 0% – nesse caso, ainda haverá seis bilhões de m³ de água armazenados.

A Chesf tem autorização para praticar os 900 m³/s até o dia 20 deste mês. No próximo dia 15, haverá reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), com a participação de representantes dos usuários da Bacia Hidrográfica do São Francisco, em Brasília, para decidir sobre possível a redução da vazão para 800m³/s. Esta é a maior seca registrada na Bacia Hidrográfica do São Francisco em 84 anos. (foto: arquivo/Marco Aurélio)

Chuvas mudam cenário e Lago de Sobradinho não deve atingir o volume morto, segundo Chesf

  1. Maria da Silva disse:

    São Pedro ta resolvendo. Se dependesse do PT e associados secariam até a última gota.

    1. Andréa Rocha disse:

      MARIA, DESDE QUANDO O PT É ENTIDADE MÍSTICA QUE TEM PODER DE FAZER CHOVER?
      SAIBA QUE, GRAÇAS AOS INVESTIMENTOS EM OUTRAS FONTES DE ENERGIA, NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS ATIVOS EXISTENTES, NOS ÚLTIMOS 12 ANOS AS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO TEM CONSEGUIDO MANTER A NORMALIDADE NA PRIDUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA. POR ISSO NÃO TIVEMOS APAGÃO, COMO O OCORRIDO EM 2002. GRAÇAS A ISSO TUDO (QUE VOCÊ PELO JEITO NÃO SABIA), TEMOS ENERGIA SUFICIENTE PARA TODOS OS BRASILEIROS.

  2. BOSCO disse:

    MARIA MINHA QUERIA TENHA FÉ EM DEUS ESQUEÇA DO PT O DE QUALQUER OUTRO PARTIDO O POLÍCO SAÕ TDS IGUAIS

  3. Pacato Cidadão disse:

    Não há muito o que comemorar. Essas águas chegando referem-se as chuvas que ocorreram em Bom Jesus da Lapa. Todavia há mais de 10 dias que não chove nessa região, conforme o site da CHESF (www.chesf.gov.br). Pior, em Três Marias está secando muito rápido: em 26/11 consta no site http://www.cemig.com.br 8,7%, Hoje está com 7,14%.

  4. Wagner disse:

    Que São Pedro moça
    São Pedro né gente não isso é obras divina de nosso pai Deus

  5. Valdelice Sancho disse:

    É preciso ter FÉ.Mas eita gentinha pessimista essa q não tem o q dizer e fica misturando as bolas..Não podemos acreditar em tudo,mas também não precisa esculachar. .

  6. Sergio Ricardo disse:

    São 12 anos desse governo do PT e mais 4 anos desse Rua Costa, que tenta ser popular, estamos nessa situação porque eles fizeram um planejamento de poder, usando a corrupção como diretriz, sem compromisso com a Bahia e o Brasil.
    Nunca mais, corrupção, falta de compromisso com o país, fora PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários