Chuvas em Minas mudam cenário na nascente do Rio São Francisco

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2022 às 07:50

Foto: reprodução

As chuvas deste ano em Minas Gerais trouxeram de volta um fato que há muito tempo não se via: as águas transbordaram a nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra (vejam vídeo).

Com a quantidade de chuvas naquela região, provavelmente a Barragem de Sobradinho (BA) voltará a bater perto dos 100% de sua capacidade, como ocorreu há dois anos. O reservatório, inclusive, vem mantendo uma tendência de aumento no seu volume útil, como este Blog já divulgou.

Chuvas em Minas mudam cenário na nascente do Rio São Francisco

  1. E bonito de ver este rio são Francisco, e um verdadeiro mar .
    Viajando p. Brasília fizemos parada em TRÊS MARIA no restaurante quase em baixo da ponte berando rio, não resisti e molhei meus pés E mãos passando aguá no rosto fiquei emocionada

  2. Marcos disse:

    Se Sobradinho ficará com o nível de água, alto.Como pode Três Marias , ficar bem abaixo do máximo volume?????

  3. Fenomenos climaticos efêmeros de grande magnitude. Sobradinho e Três Marias encherão. Mas a seca subterrânea instalada irá continuar crescendo. O alívio é sazonal a crise hídrica continua. Não se iludam. Desmatamento e distúrbios climáticos estão vinculados a exportação de commodities, ao hidronegócio.

  4. Paulo Faria disse:

    Depois de três Marias, o rio São Francisco recebe muitos outros afluentes e que são muito volumosos. Assim, não se tem uma relação direta de volume entre as duas barragens. Há claro uma relação, por serem alimentadas por um mesmo rio, mas outros afluentes interferem com mais contundência.

  5. Leandro Marques disse:

    Por causa esta chovendo muitoooo mais na Bahia, e pq tbm muita chuva municípios de minas abaixo da represa so ppr causa disso

  6. Antonio Turci disse:

    Governos Federal, Estaduais e Municipais devem envidar esforços máximos para recuperar todas as fontes de água que alimentam a bacia do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *