Chuvas em Minas Gerais garantem nível confortável em Sobradinho; amanhã encerrará suspensão das captações às quartas-feiras

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2018 às 15:00

(Foto: Arquivo/Reprodução)

Os níveis dos principais reservatórios instalados na bacia do Rio São Francisco apresentam patamares bastante satisfatórios, a ponto de garantirem tranquilidade para o ano de 2019. A informação foi passada ontem (19), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida para os estados da bacia através de videoconferência.

Devido às chuvas registradas nos últimos sete dias na região de Minas Gerais, o reservatório de Três Marias, localizado no estado, apresenta 90% de armazenamento de seu volume útil, conforme informações passadas pela equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No ano passado, nesse mesmo período, o armazenamento estava em 32%.

Além disso, o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, apresenta 47% de seu armazenamento, enquanto que em 2017 estava em 25%. De acordo com informações apresentadas pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre a semana passada até ontem, houve precipitação de quase cem milímetros (mm) na bacia do Velho Chico e existe igual perspectiva para os próximos sete dias.

‘Dia do Rio’

Com os números bastante animadores, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, confirmou que esta quarta-feira (21) será o último em que será obedecido o Dia do Rio, quando as captações são suspensas no São Francisco. “Os números são animadores, o que nos permite suspender as restrições”, afirmou ele. “Além disso, a resolução que fixa a defluência de Sobradinho em 550 metros cúbicos por segundo [m³/s] está em vigor até 30 de novembro. Apenas por garantia, iremos prorrogar até março, mas antes desse prazo entraremos com a nova resolução que fixa os limites mínimos de vazão”, adiantou Gondim.

Aumento de vazão

Com isso, a vazão mínima em Sobradinho e Xingó passará a 800 m³/s. O prazo ainda será definido mas, provavelmente, no início de 2019 esse limite passará a ser praticado. As chuvas registradas no atual período chuvoso apontam que esse é o melhor ano desde 2013, quando a bacia do chamado rio da integração nacional começou a sofrer com uma forte estiagem, o que provocou diversos problemas ao longo de toda a bacia.

A reunião promovida pela ANA conta com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), dos governos estaduais inseridos na bacia, Marinha, Ministério Público Federal, poder público e usuários em geral. Os próximos encontros estão marcados para os dias 3 e 17 de dezembro e serão retomados em janeiro do próximo ano. (Cm informações do CBHSF)

Chuvas em Minas Gerais garantem nível confortável em Sobradinho; amanhã encerrará suspensão das captações às quartas-feiras

  1. Ronaldo disse:

    Essa notícia é falsa de acordo com a ONS e a agência nacional das águas três Marias tem 36% e sobradinho 21% de volume útil.

    1. HICARO disse:

      realmente, no site do cemig consta ÚTIL FINAL(%)​​ ​36,5​ no dia 19/11/2018

  2. Wellington Ricardo disse:

    Dados não batem de forma alguma!

  3. Bismarck Lacerda disse:

    Os dados apresentados nessa matéria não condizem com os dados informados pela CEMIG, ONS e ANA. Nos sites das mesmas, o Volume Útil dos reservatórios está com o percentual bem menor do que os apresentados acima.

  4. Ademilson disse:

    Realmente, os dados divulgados no blog do Carlos Brito não estão me transmitindo total confiabilidade. Para que os volumes em Três Marias e Sobradinho estivessem conforme divulgado, em tão pouco tempo de chuvas, era necessário que as chuvas tivessem sido muito torrenciais, a ponto de acusarem danos às comunidades ribeirinhas da bacia do Rio São Francisco. Não vi nenhuma notícia nesse sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários