CGU aprova emenda para interligação das bacias dos rios São Francisco e Tocantins

por Carlos Britto // 14 de dezembro de 2015 às 10:06

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

rio são franciscoO Projeto de Lei 6.569/2013, de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB), que trata da interligação do rio Tocantins com o São Francisco, começa a ficar um pouco mais perto da realidade. Na última semana, a Comissão de Orçamento aprovou emenda do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) para a inclusão do Plano Plurianual (PPA) no valor de R$ 600 milhões, para a interligação das duas bacias.

De acordo com atos, a crise hídrica na região do semiárido vem se agravando em virtude dos baixos índices pluviométricos ocorridos nos últimos anos, que será amenizada com as obras da transposição das águas do rio São Francisco. Com isso, a referida emenda visa garantir a sustentabilidade da oferta de água para o consumo humano, projetos de irrigação e para as indústrias, como também o reforço do sistema hidrelétrico existente na região, com a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco.

CGU aprova emenda para interligação das bacias dos rios São Francisco e Tocantins

  1. Cidadão disse:

    600 milhões? multiplique por 100 e coloque uns 20 anos para não está pronto.

  2. Costa disse:

    Muito importante o projeto de interligar as bacias, mais que necessário, vamos deixar o pessimismo de lado e cobrar das autoridades urgência e seriedade na implantação e execução do projeto tão importante para o Vale do São Francisco e Nordeste.

    1. Danilo disse:

      Falou tudo.

  3. Pacato Cidadão disse:

    Afinal quem aprovou a emenda de 600 mi, a CGU (título da matéria) ou a Comissão de Orçamento (teor da matéria)?

  4. Zé Miguel disse:

    Excelente notícia. O importante é o carro começar a andar. Falta agora punição para os que destroem matas colisões e retirada dos esgotos. Parabéns.

  5. kaka disse:

    Mais uma obra superfaturada incompleta e eleitoreira vem por ai, deveriam ter feito a interligação ANTES d a transposição isso seria o correto mas estamos no Brasil e nada é feito como deveria infelizmente!

  6. Gregory Ribeiro disse:

    não entendem a merda que vai dá

  7. Sávio Luiz Nunes disse:

    Um completo absurdo! Quando questionado no seminário promovido pelo Rotary Juazeiro sobre os impactos ambientais que a interligação causaria, o referido deputado saiu pelas arestas e, sem apresentar nenhum fundamento científico, expôs o projeto que é o tema dessa matéria. Nesse momento é que devemos nos perguntar se os representantes que temos elegido se preocupam de fato com o meio ambiente (NÓS fazemos parte dele) ou apenas atendem aos “interesses da irrigação”. Agredimos o rio São Francisco com a transposição e continuaremos a fazê-lo até que não sobre uma gota sequer, a não ser que o povo depende desse rio para sobreviver tome uma atitude! A perda constante de biodiversidade é muito clara no rio São Francisco: o nº de espécies de peixes caiu, prejudicando os pescadores ribeirinhos. E por que não falar das espécies invasoras, como é o caso de “Corbicula fluminense”, o mexilhão que é melhor competidor que os moluscos que compõem a dieta dos peixes nativos. O que o rio São Francisco precisa é de ações que tragam de volta sua viabilidade, e claro, de uma sociedade crítica e gestores que respeitem o meio ambiente e que não atendam apenas aos interesses dos grandes projetos de irrigação. Façamos nosso melhor hoje, para amanhã nossos descendentes não sofrerem ainda mais com a seca!

    1. Miguel Lopes da Silva disse:

      Compreendo que salvar o rio São Francisco é uma questão emergencial. Os discursos e propostas apresentados por políticos em muitos casos visam apenas preencher suas agendas para oferecer uma visão de que estão mesmo trabalhando. Com relação à interligação das bacias São Francisco/Tocantins, poderia ser um projeto muito proveitoso no caso de se esgotarem todas as outras probabilidades. Mas a complexidade de um projeto assim é muito grande visto tratar-se de dois sub-biomas de flora e fauna totalmente diversos que podem tornarem-se reciprocamente invasivos. Caso houvesse realmente vontade política no sentido de revitalizar o nosso querido “Velho Chico”, tenho certeza que a engenharia específica teria uma saída para isto. Mas mesmo isso sendo possível e assim viesse a ser decretado, não seria mais um vasto campo para ações dos abutres do dinheiro público? > Ufa… será que este país tem jeito?

  8. juracybarbalho disse:

    Parabenizo o deputado Gonzaga Patriota, só poderia se um nordestino de fibra, q pensa no país. Este projeto já foi idealizado por mim a muito tempo. o Brasil é o país mais rico em recursos hídricos do mundo, portanto basta vontade para resolver as questões de água em todo o Brasil q se resolverá, agora com safadeza de golpe p dá vez aos vagabundos de plantão q ñ querem ver o país crescer, mas somente expandir a corrupção p todos os setores e segmentos aí não dá. Pau no lombo e cadeia p os pilantras tucanos e do PMDB, Dem e por aí vai…

  9. Antonio Celso disse:

    Transposição do São Francisco, vem desde a época de D. pedro. Passando por João Batista figueredo, Itamar franco, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Cada um Deixou um pouco de sua marca neste grandioso projeto.
    com certeza se fizessem a transposição do Tocantins antes do São Francisco, Levaríamos mais de um século para iniciar a do são Francisco.
    esta transposição nem precisa ser definitiva, basta ligar as bombas na época das cheias a nedo Tocantins para suprir s necessidade do São FRancisco.

  10. HELIO DE CARVALHO E SA disse:

    quero deixar meu irrestrito apoio ao sr. deputado GONZAGA PATRIOTA ( de sobrenome verdadeiro), como pedir . que tal obra seja planejada e execultada pelos batalhões de engenharia e construções (BEC) pois os quais seram fundamentais para a realização da obra sem a menor duvida nos gastos, pois seram fiscalizados diretamente pelo ministerio da defeza.

  11. Alisson Guedes disse:

    Depois ta todo mundo ai querendo minimizar o impacto ambiental, só que DEPOIS que a merda estiver feita não adianta mais, vide MARIANA… todo mundo fala das cifras mas ngm olha a vida do NOSSO rio, interligar as bacias pode ate trazer água, mais a que custo??? e os danos ambientais??? E digo mais, ngm lembra o pq do nosso rio está “secando” e estarmos passando por uma das piores crises hídricas ja registradas. Vms parar de intervir no rio, ja não basta td o q ja aconteceu?? Aos políticos, pensar na grana, no investimento é muito bom, mas houve algum estudo ambiental?? Da para mensurar os danos a vida endêmica do Velho Chico?? Sinceramente, ta na hora de estudarem mais pa começar a tentar resolver alguma coisa. Só observo.

  12. yvan disse:

    A única forma de salvar o São Francisco é a transposição do Tocantins. Nasci as margens do Velho Chico e vejo a cada dia ele agonizando a caminho de uma morte anunciada. A transposição de suas águas equivale a retirar sangue de um paciente que esta com hemorragia. Pior do que o impacto ambiental provocado por espécies invasoras é o impacto de ve-lo secar sem ter água para fazer nenhuma transposição. Aí morrem todos de sede. Receber água de outro rio é como receber sangue e vida. E aí a natureza de encarrega do resto.

  13. ADRIANO JOSÉ disse:

    Assim como a transposição do são francisco foi um erro, vão fazer a maior burrice com essa interligação,os impactos ambientais vão ser desastrosos,haverá perda de áreas de vegetação, redução de habitats da fauna e da flora, redução da biodiversidade. Alteração da qualidade da água, perda de diversidade entre os peixes e modificação do regime fluvial .Em curso de rio não se mexe,sou totalmente contra.

  14. Janary Alves disse:

    Opinarei sobre essa tese após as monções do próximo verão. Se as chuvas retornarem tal qual o frio retornou neste 2017, não haverá necessidade de mudar o planeta! Teremos água em abundância!

  15. Wildon disse:

    Essa discussão é muito válida, faz com que eu ainda acredite em uma solução, o Chico está em fase terminal e com a sua morte muitos irão sofrer, acreditemos e lutemos por uma solução urgente, pois a cada dia o Velho Chico está clamando por socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários