Céu do Sertão será tema de exposição na Univasf

0

sertão celestial

A exposição ‘Sertão Celestial’, do fotógrafo autodidata Josênio Torres, terá início amanhã (25), a partir das 19h, no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra é composta por 28 fotografias, que enfatizam as cores e o brilho do céu do sertão nordestino.

As peças da mostra têm 75cm x 55cm de dimensão e resultam de dois anos de trabalho de Torres. As imagens foram feitas na região de Campo Formoso e Andorinha (na Bahia), e de Belém do São Francisco (em Pernambuco). Entre os destaques estão fotos que retratam as trajetórias de alguns astros, efeito alcançado por meio de técnicas de sobreposição de imagens, e até imagens de explosões solares, feitas com o auxílio de um telescópio especial para a observação do sol.

“A fotografia astronômica é de grande complexidade, porque é preciso, entre outros aspectos, sincronizar a exposição fotográfica à velocidade de movimentação da terra”, explica.

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 23 de maio. A visitação é gratuita e pode ser feita no horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h). Além das astrofotografias – como são denominadas as fotografias astronômicas –, a exposição irá apresentar ao público, apenas nos dias 25 e 28 de abril, os equipamentos fotográficos e astronômicos utilizados por Torres. Os visitantes poderão conhecer o drone que ele usou nas fotos aéreas, telescópios com aparatos para fotografias e câmeras fotográficas com grandes lentes teleobjetivas. As informações são da assessoria da Univasf. (Foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome