Cerca de 400 testes do pezinho são realizados por mês no HDM

0
Foto: Ilustrativa

teste do pezinhoO Teste do Pezinho é um exame feito em crianças recém-nascidas para detectar diversas doenças. No Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, o procedimento é realizado a partir das 48h após o nascimento. Segundo a assessoria do HDM, são feitos de 300 a 400 testes do pezinho por mês na Unidade de Saúde.

A pediatra, Maria Alzeni Pereira, e a enfermeira, Tâmara Barreto, falam sobre o exame. A pediatra afirma que o exame pode detectar vários tipos de doenças. “As principais patologias que podem ser detectadas no teste são: Hipotireoidismo, Fenilcetonúria, Fibrose cística e a Anemia falciforme”, ressalta Maria Alzeni.

O teste do pezinho é realizado na parte lateral do calcanhar, em qualquer um dos pés. “É feito no recém-nascido com no mínimo de 48 horas a no máximo 28 dias de vida. O quanto antes colhido é melhor para detecção de doenças e realização de um tratamento adequado”, explica a médica Maria Alzeni.

Os testes do pezinho são realizados no Alojamento Conjunto da Unidade do Dom Malan diariamente, das 7h às 19h. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome