Centro Público de Economia Solidária retoma atividades de campo no norte baiano

0

O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) retomou a agenda de atividades de campo durante a última semana. Para garantir maior segurança aos empreendimentos visitados, a equipe de agentes socioprodutivos foi testada contra o novo coronavírus (Covid-19), além do cuidado com orientações para o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool. A entidade é vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (Setre).

Os atendimentos foram realizados nas cidades de Remanso, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé. Os agentes realizaram algumas ações como orientações para rotulagem, criação da identidade visual dos produtos, aplicação do Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), além de gravações para a série semanal ‘Onde a Magia Acontece’.

A agenda foi construída pela coordenação junto com a equipe técnica onde foram contabilizados um número menor de atendimentos presenciais, como forma de garantir segurança a equipe e aos empreendimentos. “É importante reforçar para os empreendimentos que estamos retomando aos poucos as atividades de campo, e que infelizmente nesse trimestre não será possível atender todos os empreendimentos presencialmente. Alguns ainda acontecerão de forma remota. Nos próximos trimestres, estaremos aumentando gradativamente o número de atendimentos presenciais”, explicou a coordenadora do projeto Aline Craveiro. 

O aumento dos casos de Covid-19 em todo o Estado no início deste ano levou o Cesol-SSF a tomar como medida preventiva a suspensão das atividades presenciais e a adoção do atendimento virtual. “Apesar da distância física provocada pelas redes, o atendimento virtual foi muito positivo, pois proporcionou maior aproximação dos empreendimentos com a equipe técnica, para a resolutividade de diversas questões”, pontuou Craveiro. Dentro da programação de atendimentos para o final do trimestre estão previstos 79 presenciais e 49 remotos.

‘Onde a magia acontece’

Há três meses, a equipe técnica do Cesol-SSF criou para as redes sociais a série semanal ‘Onde a Magia Acontece’. A produção audiovisual, postada toda as sextas-feiras, tem como principal objetivo dar visibilidade às produções e às pessoas que integram a Economia Solidária do Sertão do São Francisco.

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a série buscou apresentar trabalhos oriundos de grupos que atuam com a produção voltada para a valorização da identidade negra. Para fechar a série com chave de ouro, foi apresentada a Magia de vida e de produção do Quilombo Lagoinha, localizado em Casa Nova. O grupo tem como principal foco o plantio da mandioca e a produção dos seus derivados. “O Cesol tem sido um grande parceiro e esperamos que a equipe volte mais vezes para nos visitar e nos ajudar no escoamento da produção”, explicou o morador da comunidade, José dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome