Celpe amplia capacidade da rede elétrica em Petrolina

por Carlos Britto // 05 de dezembro de 2015 às 17:32

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está realizando uma séria de ações preventivas para assegurar a qualidade e continuidade do fornecimento de energia em Petrolina durante o verão. Em decorrência das altas temperaturas, a empresa registra aumento da demanda por energia, uma vez que, nesta época do ano, as famílias utilizam mais ventiladores, refrigeradores e, principalmente, condicionadores de ar.

Para identificar eventuais sobrecargas, a concessionária está realizando medições em diversas áreas de transformadores. Caso a avaliação constate limite de capacidade, os equipamentos são substituídos por outros novos, mais modernos e de maior potência. Em algumas situações, além da troca dos transformadores, são necessárias as divisões de circuitos como forma de adequar a demanda em função da capacidade da rede.

Nos últimos dois meses, a Celpe substituiu 24 transformadores por equipamentos de maior potência, com a finalidade evitar sobrecarga. Ao longo do ano, a empresa também executou outras ações preventivas como a realização de 2 mil podas de árvores e instalação de 12 mil espaçadores na rede de distribuição de energia. Além disso, técnicos da concessionária promoveram melhoramentos na rede dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro, com balanceamento de fases e substituições da fiação.

Em 2015, a Celpe investiu mais R$ 26 milhões especificamente no município de Petrolina. Os maiores destaques são para as obras de ampliação e modernização do sistema elétrico. Uma das principais ações executadas no município foi o aumento de potência da Subestação Dom Avelar, beneficiando 51 mil clientes da cidade. Além das instalações físicas, a concessionária também está reforçando o contingente de profissionais. As equipes de prontidão estão sendo ampliadas em 30%, permitindo maior agilidade nos atendimentos.

Expansão

Acompanhando a crescente demanda do mercado consumidor, a empresa está expandindo o parque elétrico do Sertão, aumentando a oferta de energia para os clientes já instalados e tornando a região mais atrativa para futuros empreendimentos. A empresa construiu a linha de transmissão Ouricuri/Santa Cruz, em 138kV, com 57 quilômetros de extensão e Subestação de Santa Cruz com quatro novos circuitos. As obras receberam investimentos que superaram os R$ 20 milhões e beneficiam, além do polo cerâmico da região, 14 mil clientes dos municípios de Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena, Santa Cruz, Afrânio, Lagoa Grande e Trindade. A nova linha é responsável por inserir novas cargas na rede elétrica dessas cidades, dando suporte ao crescimento econômico e demográfico. (fonte: Assessoria)

Celpe amplia capacidade da rede elétrica em Petrolina

  1. Walter dos Santos Rocha disse:

    Prezado, Boa Noite.
    Muito boa a materia. Mas nos moradores do bairro Sao Jose/vila das imbiras/loteamento eduardo, estamos sofrendo ha mais de um ano com esse problema e a Celpe não toma providencias. Somente de ocorrencia deve se ter registro de mais de mil. Essa semana é resgistrada como a pior em 14 anos que moro aqui. A celpe esta ligando predios novos sem primeiro readequar sua rede. Estamos sofrendo muito a tres dias estamos dormindo as escuras ´por irresponsabilidade da celpe. Já perdemos geladeira, ar condicionado dentre outros eletro domesticos. Carlos brito venha nos visitar in-loco que lhe mostro fiação por fiação. Aguardo sia visita.
    Meu telefone é 87 88280446.
    No aguardo

  2. Walter dos Santos Rocha disse:

    Prezado Carlos Brito. Bom Dia.
    Venho novamente solicitar em carater de urgencia a CELPE que nos visite para resolver nosso problema. Passei a noite do dia 4 com alguns moradores do bairro discutindo o que iremos fazer, que atitude tomar diante nossa situação. Fui inormado que a CELPE acaba de ligar mais um Predio aqui na rua em que moro perto de voçe inclusive. Rua Marcos passos 502A. Aqui esta um caos, estou dormingo no chão no quarto de minha filha. Venha nos visitar. tenho documento que comprova a solicitação da ampliação da rede pela construtora Barros e a celpe fez gambiarra. Peço que convide o pessoal de poder de decisao da CELPE. Sei que conhece um grande amigo nosso TONINHO que passa por momentos dificeis em cima de uma cama e sofre com tudo isso.
    Lhe aguardo.
    Abraços.

  3. Vinicius disse:

    Chega a ser um absurdo ler uma matéria dessas. Enquanto “eles fazem melhorias” nós que moramos aqui na Cohab Seis somos obrigados a virar noites no escuro num calor maldito desse, ligamos p a Prontidão e não resolvem nada. Mais de mês que quando dá 10h da noite a energia não aguenta ligar o ar condicionado, um computador… Deplorável.

  4. Romero Brito disse:

    Existe e diferença de informe e informação, pois o que está veiculado não condiz com a realidade que alguns moradores próximo da antiga caixa d’água da Vila Eduardo, pois já tem mais de 16 dias que depois da sobre carga no transformador, que segundo a CELPE já tinha substituído a menos de um ano, não aguentou a sobrecarga e depois disso todas as noites vivemos como no período das cavernas, pois as três últimas equipes que vieram fazer a análise das reclamações constataram que a alimentação (CELPE) estava abaixo do mínimo preestabelecido pela CELPE (ficou constatado 164V, 178V e 179V em uma das fases e na outra 201v, 205V e 210v). Falar com uma atendente é a maior complicação, que varia de 25 a 59 minutos, e o pior é a simplicidade que falam: “já sabemos do ocorrido e enviaremos uma equipe para verificar”, quando começa outra agonia, pois entre a ligação/reclamação, a equipe demora de 12 a 18 horas.
    Dentre os serviços informados na nota da CELPE, parece-me que se esqueceram da Rua Marcos Passos, pois até o serviço de poda é feito pelos moradores.
    Vale ressaltar que os números informado de substituição de transformadores pode estar embutidos na instalação/ampliação de novos bairros (pois são muitas novas solicitações de ligações aqui para a cidade), pois quando ligo pedindo a informação básica se foi substituído algum no bairro, não há respostas.
    Hoje não vejo o serviço da CELPE como excelência pelo simples fato de falta de investimentos, fazendo ou dando apenas maior importância a novas ligações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários