Casos de feminicídios no Estado geram controvérsia na Alepe

por Carlos Britto // 11 de março de 2025 às 13:00

Foto: Roberto Soares/Alepe

Os casos de feminicídios em Pernambuco motivaram um debate na reunião plenária de ontem (10) na Assembleia Legislativa (Alepe). Integrante da bancada de oposição, a Delegada Gleide Ângelo (PSB) registrou o aumento de 100% nos índices desse tipo de crime no Estado, no mês de fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Ela reiterou que os feminicídios são evitáveis por se tratar de situações anunciadas, mas lamentou a ausência de ação do governo do Estado.

A deputada, que preside a Comissão de Direitos da Mulher da Alepe, cobrou políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres, como programas de proteção a vítimas, delegacias 24 horas e o aumento do efetivo de policiais civis e militares, especialmente no interior.  “Deixo aqui toda minha indignação, porque sabemos que o Estado tem recursos financeiros e pode fazer muito mais pela segurança pública e pela vida das mulheres, mas não faz porque não quer”, enfatizou.

Na mesma linha, Dani Portela (PSOL) acrescentou que, entre 2020 e 2024, houve um aumento de 31% nos casos de violência contra mulheres em Pernambuco. “Chegamos em mais um mês de março e, nós mulheres, não temos muito o que comemorar. Quando abrimos os jornais, vemos dezenas de casos de feminicídios, de mulheres sendo mortas de várias formas, com tiro, facada, ou enforcamento, o que mostra que o Estado de Pernambuco tem falhado conosco há algumas décadas”, lamentou.

A deputada do PSOL também ressaltou que é preciso destinar mais recursos à Secretaria da Mulher, que hoje tem o quinto menor orçamento entre todas as pastas estaduais.

Líder governista

Já líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel, por outro lado, salientou o trabalho da governadora Raquel Lyra para diminuir os números de violência que atingem as mulheres. Segundo a parlamentar, os números de 2024 mostraram a redução de 20% nos casos de feminicídio e 5,1% na violência doméstica quando comparados a 2023. Segundo ela, em dezembro de 2024 os homicídios de mulheres mostraram uma queda de 36,7%, passando de 28 para 18 casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários