Meus amigos e minhas amigas de Casa Nova, em especial toda a população de Santa Rita da Barragem, do distrito de Santana do Sobrado, e das comunidades vizinhas que sofrem diariamente com o abandono das nossas estradas.Como líder político e representante legítimo do Movimento Buraco do Amor, venho a público manifestar a minha profunda indignação com a resposta oficial que acabo de receber da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA).
O Governo do Estado emitiu um parecer técnico lavando as mãos e declarando o trecho do Buraco do Amor como “NÃO ELEGÍVEL” para as obras do programa Pró-Rodovias, financiado pelo Banco Mundial.Isso não é apenas uma rasteira burocrática; é uma humilhação e um crime contra o povo de Santa Rita da Barragem e de Santana do Sobrado. Eu não vou me calar diante disso por dois motivos inegociáveis:
1- DESRESPEITO À NOSSA VOTAÇÃO: Nós mobilizamos a comunidade, participamos ativamente do processo e elegemos o Buraco do Amor em 3º lugar na votação geral de prioridades! Todo mundo sabe que ali está um dos piores e mais perigosos pontos críticos de todo o município de Casa Nova. Ignorar o resultado dessa votação é rir da cara da nossa população que foi às urnas pedir socorro.
2- NEGLIGÊNCIA COM AS NOSSAS VIDAS: O Buraco do Amor não é capricho, é a nossa ROTA DE FUGA vital às margens do Rio São Francisco e a jusante da Barragem de Sobradinho. Deixar esse trecho totalmente destruído, sob a desculpa de que a jurisdição é municipal, é colocar milhares de famílias em risco de morte por puro jogo de empurra político. A MINHA RESPOSTA COMO LÍDER DESSE MOVIMENTO É COMPATÍVEL COM A NOSSA REVOLTA:Não vamos aceitar promessas vazias de “outras obras que virão para o Vale”.
Queremos o cumprimento do que o povo votou. Por isso, junto com a comissão de moradores do nosso movimento, já estou tomando duas medidas drásticas e imediatas: Acionamento do Ministério Público da Bahia (MP-BA): para ingressar com uma ação civil pública por negligência grave e risco coletivo contra a população de Santa Rita da Barragem e Santana do Sobrado. Denúncia Internacional ao Banco Mundial: vamos notificar a ouvidoria do banco financiador de que as salvaguardas sociais e a votação da comunidade foram sumariamente ignoradas pela SEINFRA.
O Movimento Buraco do Amor nasceu da necessidade e da união do povo, e não vai parar por causa de uma canetada de Salvador. Exigimos respeito, exigimos segurança e exigimos a inclusão imediata do Buraco do Amor no plano de obras!Conto com o apoio de cada um de vocês nessa luta. Compartilhem e fiscalizem comigo!
Maritone Moreira Castro
Representante do Movimento Buraco do AmorSanta Rita da Barragem / Santana do Sobrado – Casa Nova (BA)


