Casa Nova: Prefeito mobiliza agricultores a recorrer de multas aplicadas pelo Ibama

1

Não foi muito tranquila a reunião ocorrida em Casa Nova, no norte da Bahia, que reuniu na última quinta-feira (17) na Câmara de Vereadores local o prefeito Wilker Torres e representantes dos agricultores e do Ibama. Tanto é que o gestor está convocando os produtores numa mobilização marcada para esta segunda-feira (21). O objetivo é recorrer das rigorosas multas impostas pelo órgão ambiental, que chegam a R$ 50 mil.

Para não perder inteiramente suas plantações por falta d’água, alguns agricultores fizeram canais de aproximação para trazer água do Lago de Sobradinho (BA).

Para os agricultores, o rigor imposto pelo Ibama é injusto. O clamor é reforçado pelo superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Isael Amaral. Ele lembrou que a situação enfrentada pelos proprietários de fazendas da região “é caótica”, e se fecharem suas portas o quadro ficará ainda pior. Ele acredita que o Ibama – que passou os últimos 12 dias visitando cada propriedade agrícola do município – está multando os produtores “sem levar em conta o grave cenário econômico pelo qual Casa Nova e demais municípios da região atravessam”.

Normalmente comedido e afeito ao diálogo, Wilker Torres dessa vez saiu do sério. “A partir de segunda-feira, todos os produtores de Casa Nova que foram multados pelo Ibama procurem Isael na Agência do Meio Ambiente. Vamos recorrer de todas as multas, levantar provas, juntar documentos e entrar com uma ação coletiva para anular estas multas do Ibama. Se for necessário vamos criar uma comissão, ir a Salvador, ao governador, à Brasília, ao ministro, mas não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados por este festival de multas”, afirmou. (Fotos/Ascom PMC divulgação)

1 COMENTÁRIO

  1. Sinceramente esse órgão está virando máquina de fazer dinheiro para o governo, não fez nada para que o reservatório chegasse a esse nível, e nem podia, mas daí se aproveitar da situação caótica que estamos passando(todos às margens do lago) e vir agora tão somente pra multar!!!! Vamos dar um basta nisso e quem sabe pedir até o fechamento dessa agência da região, pois não tem nenhum bom serviço prestado à região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome