Casa Nova: Exposição de fotos e xilogravuras em cordel valoriza Caatinga

por Carlos Britto // 18 de março de 2022 às 21:36

Foto: Divulgação

Em Casa Nova, norte da Bahia,  jovens e adultos participaram de oficinas de fotografia e xilogravura,  realizadas na Comunidade de Melancia, zona rural do município baiano. Com o projeto  “Grafias da Caatinga – da Xilogravura à Fotografia”, os alunos puderam fotografar objetos e memórias relacionadas à caatinga e transformá-los em xilogravura (figuras que na cor preta e que geralmente ilustram os livretos de cordel, gênero literário presente na cultura popular nordestina).

O resultado do projeto começou a ser apreciado pelo público em geral nesta sexta-feira (18) e segue até este sábado (19), de forma gratuita, no Colégio Estadual de Casa Nova, localizado na Rua A, no centro da cidade. “A primeira exposição foi feita exclusivamente na comunidade da Melancia, para que os próprios alunos pudessem apreciar, participar e trazer os familiares e amigos. Agora está sendo na zona urbana para que haja um reconhecimento e integração entre a comunidade e os moradores da sede”, afirma Wllyssys Wolfgang, coordenador do projeto.

Mais de 80% dos alunos são pretos ou pardos; 70% mulheres; e 100% oriundos de escolas públicas. Nenhum dos alunos havia feito um curso de xilogravura, embora 100% conhecessem a literatura de cordel, de acordo com levantamento feito entre os próprios estudantes.

O projeto é realizado em parceria com a produtora WW Filmes e apoio logístico da Caroá Produções, empresas que atuam no Vale do São Francisco, além dos profissionais Wyvys Reis(produção e logística), Jota Souza (Jota Filmes) e Paloma Biondo (auxiliar pedagógica). O projeto conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura (Seculte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.