Casa Nova: Ações de combate e prevenção à dengue são intensificadas no Distrito de Pau a Pique

0
Foto: Ascom PMCN/divulgação

Mesmo Casa Nova, no norte da Bahia, tendo saído da lista dos municípios com alto risco de dengue – de acordo com o 4º LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti) da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta semana -, o prefeito Wilker Torres determinou atenção redobrada à Pasta municipal no sentido de intensificar as ações de prevenção. “Temos municípios com alto risco próximos à Casa Nova, por isso todo cuidado é pouco”, diz, citando o levantamento.

De acordo com a secretária Maria de Lourdes Silva Santos, “o carro fumacê está rodando todos os dias, estamos buscando identificar locais com possíveis focos, conscientizando a população e estendendo a ação de prevenção à sede dos distritos e localidades“.

Maria de Lourdes cita o Distrito de Pau a Pique, na zona rural de Casa Nova, onde as pessoas têm mais contato com municípios limítrofes e o carro fumacê está operando. Para Laércio Elias dos Santos, agente de saúde do município, “este é um trabalho que não para. Contamos com a colaboração da comunidade para que os resultados sejam sempre satisfatórios”.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, Zika e Chikungunya), consequentemente identificando criadouros predominantes e a situação de infestação do município. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta, quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e risco de surto, quando superior a 4%. Com informações da assessoria da PMCN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome