Cabrobó (Sertão do São Francisco) receberá neste sábado (7) a Caravana da Inclusão – uma ação do Governo de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), em parceria com a prefeitura local e diversas secretarias estaduais e municipais. O evento acontece das 8h às 13h, na EREM Senador Paulo Guerra, localizada à Avenida Brígida de Alencar, s/nº, Centro. Serão oferecidos diversos serviços gratuitos voltados à cidadania e promoção de direitos para pessoas com deficiência e suas famílias.
Durante a ação, será possível solicitar a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), o PE Livre Acesso Intermunicipal e a Carteira de Identidade Nacional (CIN) – novo modelo do antigo RG, emitido pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Também estarão disponíveis serviços do Balcão de Direitos, como emissão de certidões e orientações jurídicas, além do atendimento da Ouvidoria da SJDH. A Secretaria da Mulher participará com acolhimento e orientações especializadas. Já a Sedepe levará informações sobre empregabilidade, empreendedorismo e apoio ao microempreendedor.
Os demais serviços disponíveis no local incluem:
– Atualização e recadastramento do CadÚnico;
– Emissão de certidão de nascimento;
– ID Jovem;
– Vacinação;
– Aferição de pressão arterial e glicemia;
– Espaço de convivência e empatia;
– Exposição de materiais pedagógicos acessíveis;
– Alistamento militar;
E informações sobre:
– Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Mães de Pernambuco, Dignidade Menstrual, Carteira de Trabalho Digital, entre outros;
– Distribuição de materiais informativos;
– Inscrição em cursos de qualificação gratuitos.
“A Caravana da Inclusão é uma ação estratégica para interiorizar os serviços e ampliar o acesso aos direitos das pessoas com deficiência. É um momento de escuta, acolhimento e cidadania. Estamos felizes em estar em Cabrobó com essa rede de apoio e respeito à diversidade“, destaca o superintendente Marcos Gervasio.