Caos na saúde: Frio e medo para quem espera o atendimento que não chega

por Carlos Britto // 17 de julho de 2012 às 06:45

Filas em postos de saúde de Petrolina já viraram filme repetido. Um exemplo disso é o bairro Jardim São Paulo (na zona oeste). Como em tantos outros postos, os moradores têm que pernoitar para conseguir uma ficha, já que o número é limitado e insuficiente.

A maior demanda é por dentista. Apenas um é responsável pelo atendimento de cinco bairros: Jardim São Paulo, Cacheados I, II, Quati I e II.

Cada bairro tem direito a sete fichas por semana, o que faz com que os moradores se submetam ao frio e à insegurança para tentar garantir a saúde bucal. O Blog foi conferir a situação de madrugada e impediu o que poderia ser um assalto aos que buscavam atendimento.

A nossa chegada fez com que um suspeito saísse às pressas, para alívio de todos.

Quem está em tratamento passa por essa situação toda semana. É o caso de Kerliane, que deixa os filhos em casa e chega ao posto por volta das duas da madrugada para garantir o primeiro lugar na fila. Depois de uma noite sem dormir e de ser atendida seis horas depois da sua chegada, ela ainda tem que encarar o expediente de oito horas no trabalho. “Por isso que eu tenho que chegar cedo, para não perder o dia de serviço.” afirmou ela.

Maria das Graças, de 60 anos, com frio e medo, buscava uma das fichas para o tratamento da filha. “Só venho porque é o jeito, mas morro de medo de vir pra cá à noite,” disse a dona de casa, resignada. Nesta noite nossa reportagem constatou ainda muita gente voltando para casa porque as sete vagas já haviam sido preenchidas. Outra chance só na semana que vem.

Tirando do bolso

De acordo com os relatos dos moradores, a situação vai além da falta de profissionais. Remédios essenciais, como dipirona, anticoncepcional, medicamentos para pressão e até preservativos já estão em falta há algum tempo.

O que pode ser conseguido de graça, tem que sair do bolso dos pacientes. Os aparelhos de nebulização e de esterilização estão quebrados. Aline, moradora do Cacheado, teve que aguardar quase dois anos pela liberação de um exame de vista do filho. “Quando o exame foi liberado o problema de vista do meu filho se agravou.” afirmou, revoltada. A reportagem entrará em contato com a assessoria da prefeitura.

Caos na saúde: Frio e medo para quem espera o atendimento que não chega

  1. de olho disse:

    o interessante e o slogan:
    as pessoas em primeiro lugar !!!111
    1º lugar no frio, desgraça e na falta de respeito. só se for !

    1. Naja disse:

      kkkkkk, 4 pessoas só? Isso já com o dia claro? Isso demonstra que elas não precisavam ter passado à noite.

    2. amigo disse:

      Você não enxerga a situação de Petrolina? Está Caótica! Principalmente na Saúde e Educação.

    3. kakau disse:

      Pois bem, primeiro lugar as pessoas o slogan está certissímo,primeiro lugar na fila,no atendimento e ao ir p/ casa sempre em primeiro lugar.

  2. Lúcia Maria de Carvalho disse:

    infelizmente Sr. Carlos Brito o problema de saúde é em todo o país não é só em Petrolina. Agora está bom, você chega e encontra vários postos reformados com médicos até às 21h, e antes, o que você encontrava era os postos fechados com foças estouradas bem na entrada. Digo isso porque vi no bairro areia branca várias vezes e ninguém tomava as providências nem mostrava a logomarca da prefeitura agora se mostra porque é momento político. ISSO É BRASIL.

    1. conhecedora disse:

      Oh! Lucia você é muito conformada, certamente não passa por esse sofrimento e constrangimento de ser mostrada sentada num chão ao manhecer do dia, para conseguir ser atendida em caso de saude, e não na fila pra ganhar um premio.
      Se todo o país é assim é porque tem pessoas como você que acha que os problemas que surgem não tem ninguém responsável ou alguém que possa vir a administrar e ter maior compromisso com o povo.Não sou politica, nem preciso de saúde publica,pois tenho plano de saúde, mais me comovo muito com essa situação, mais me orgulho de da uma palavra em beneficio dessas pessoas humildes que acreditam que o SLOG “As pessoas em primeiro lugar” seria realidade.
      Deixo minha indignação, perante sofrimento da nossa população,pois se não posso resolver o BRASIL , vamos nos unir e resolver o problema da nossa cidade,votando certo isso é escolhendo quem é humilde,e que tem tudo haver com a classe C ou D e não os almofadinhas,que depois não lembra quem votou neles.

    2. Naja disse:

      E esse frio dessas três? A senhora mais a frente não está coberta, por que as outras estão? rsrsrs

    3. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      Pois é Lúcia, a verdade triunfou sobre a mentira. Até a vitória.

    4. HORACIO FREIRE disse:

      ta bom assim é ?

    5. amigo disse:

      Mentira! Somente enfeite. Cadê os Médicos? Enfermeiros? Profissionais de nível Superior, Para atender a população. Povo de Petrolina! Não se encantem. Enxerguem.

  3. paulo disse:

    E ASSIM ELE DIZ QUE VC ESTA EM PRIMEIRO LUGAR!!!!!

    1. Naja disse:

      Se as pessoas precisam pernoitar para conseguir uma ficha, qual a razão que somente quatro almas fizeram isso?

  4. Pedro Paulo disse:

    Contra fato não há argumentos.
    Petrolina parou no tempo.

    1. Naja disse:

      30 ame´s é parar no tempo? O anúncio de 2 shopping é parar no tempo? A implantação de 100 Novas Semente é parar no tempo? Sem farar no lançamento do vlt. iluminação de campos de futebol, quadras, parques. Quem deve ter parado no tempo é você que ainda vota em coronel.

    2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      Verdade, até 2008 Petrolina tinha parado no tempo. Mas agora avançou nesses 4 anos e vai avançar mais ainda nesses 4 anos vindouros. A verdade triunfou sobre a mentira.

  5. Pedro Lino disse:

    O caos está instalado na saúde pública de Petrolina a muito tempo. Por isso que os índices do Mins da Saúde aqui são tão baixos, entre os piores da saúde pública de Pernambuco. Atrás de cidades como Afogados e Dormentes e muito, muito distante, muito atrás de Juazeiro ali do do lado.

    1. Naja disse:

      você é juazeirense e não conta a sua opinião.

    2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      Um juazeirense dando pitaco na política de Petrolina, ver se pode.

  6. PAULO SILVA disse:

    É A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!!!!

  7. PAULO SILVA disse:

    É A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!!!! VOTE 15

    1. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      37-22 dá 15!!! 15 é a diferença e faz a diferença.

  8. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR,CADÊ.
    A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR CADÊ.
    A VENDA DO PATRIMÔNIO FOI INVESTIDO EM QUE.
    O POVO QUER SABER.

    1. Naja disse:

      meu querido, eu mesma cancelei meu plano de saúde e agora sou atendida na AME da areia branca. Atendimento igual a plano de saúde, só que de graça, kkkk.

      1. kakau disse:

        Vc pelo menos está sendo atendida na AME q são 4 equipes atendendo,mas essas pessoas são do cacheado I e II,Jardim S.Paulo,Quati I e II não tem AME,é 1 médico e 1 dentista p/essa comunidade super populosa no qual o prefeito beneficiou apenas aos bairros menos carente,e esses bairros que seriam os primeiros a ser beneficiados ficaram em últimos planos,se fosse vc no lugar deles poderia estar nessa fila,o ideal seria um posto em cada bairro com sua própria equipe p/ resolver o problema de tdos,mas ñ isso vem de mto tempo e nem se quer lembrou deles,vá lá vc mesma e confira a realidade,fora o matagal q rodeia esse posto e a falta de segurança q os funcionarios e pacientes enfrentam,estão abandonados, mas as eleições tá aí,então irão lembrar em passar por lá e levantar poeira e promessas como fizeram antes.Vá lá e vc mesma depois me diz !!!

    2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      abra os olhos ou vá ao oftalmologista.

  9. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    OBRAS ESTRUTURANTES.
    O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER,SABEMOS QUE É POSSÍVEL ERGUER OBRAS ESTRUTURANTES QUE É FUNDAMENTAL PARA A PETROLINA.

    ,

    1. Naja disse:

      muito bem, só não ver as 15 ame’s quem é cego mesmo, pra essa turma só fazendo uma consulta com dr. júlio, kkkk

  10. Fernando disse:

    ESSA É A PETROLINA E A ADMINISTRAÇÃO QUE MUITOS QUEREM E DEFENDEM A UNHAS E DENTES!

    1. Naja disse:

      Com 15 ame’s construída ou em construção não precisa de unhas e dentes, a defesa é natural, bye meu querido, serão mais 4 anos de progresso.

  11. falador disse:

    o prefeito não disse que a saúde em petrolina vai bem?

    1. Naja disse:

      tanto vai que eu dei baixa no meu plano de saúde e só sou atendido na AME AREIA BRANCA.

  12. Pasqualo disse:

    pelo menos quem está em primeiro na fila será logo atendido.
    Em primeiro lugar

    1. Naja disse:

      quem marcou primeiro por telefone será o primeiro a ser atendido

    2. nina disse:

      Se tiver ficha né?

  13. Daniel Craig disse:

    Manda Dr. Julio pegar fila de madrugada pra ser atendido nas suas super AMES sem medicos! Desolaçao…so isso estampado no rosto daquela senhora! Pena do povo humilde de nossa cidade…

    1. Naja disse:

      eu marco consulta por telefono, chego lá e sou bem atendida, inclusive já cancelei o meu plano de saúde.

    2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      Júlio não precisa pegar fila, ele está sempre em 1º lugar.

  14. IONEIDE ALVES disse:

    isso é vergonhoso! estas fotos mostram o descaso do poder público pela saúde do cidadão.sabemos dos impostos abusivos que pagamos,do mal gerenciamento destes recursos e dos grandes desvios que há por conta da grande quantidade de políticos corruptos no brasil. agora, o que me causa tristeza é saber que em anos de eleição as pessoas não param nem para avaliarem em que candidato votar.PRECISAMOS ACORDAR?As pessoas precisam aprender o que realmente é estar ” EM PRIMEIRO LUGAR”.

  15. Jose Carlos disse:

    Na cidade pelo menos tem medicos e dentistas pra atender, é só ir pras filas de madrugada. E no interior que não adianta dormir nas filas, pois não tem médicos nem dentistas, apenas enfermeiras pra fazer curativo e medir pressao.

  16. Maria do Socorro disse:

    mas deixa ele, o povo do interior vai dar o troco.

    1. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      corrigindo: quanto é o troco de 37-22? é 15

  17. Desconstruidor de Discurso disse:

    FBC foi 3 vezes prefeito e as filasmeram piores. Hoje tem pesquisa, para aumentar o desespero.

    1. conhecedora disse:

      Concordo,concordo,concordo tranquilamente,assino em baixo kkk

  18. Kaká disse:

    O interior não quer mais Drº Julio, quer pessoas que Trabalham e a pessoa certa é claro é ODACY Amorim é 13. O interior foi esquecido durante esses 4 anos por Julio Lossio.

    1. Naja disse:

      deus me livre, nos dois anos que ele passou na prefeitura só fez doar os terrenos da cidade toda para igreja envagelica.

    2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

      só 22% querem odacy, isso agora, porque até outubro vai diminuir.

  19. Manoel Augusto Rosas Cavalcanti disse:

    Prezado(as).
    Este slogan “as pessoas em primeiro lugar” nada mais é do que uma hipocrisia e demagogia sem “limites”, como diz o Roberto Carlos naquela canção.
    Só que, o Roberto Carlos, ainda fala do amor, coisa esta que está em extinção.
    Estão trocando o amor por um prato de comida, um saco de cimento, um milheiro de tijolos, uma camisa, um boné ou pelo ódio e em sua maioria por dinheiro.
    É uma pena….
    O brasileiro, não sabe o valor do seu voto.
    E votando nulo, muda todo este quado que aí está.
    Chega de pilantragem com o dinheiro que é meu e seu amigo eleitor.
    Conclamo a todas e a todos, para pensarem e refletirem bem, no momento em que for escolher o seu candidato(a).
    Meus amigos, o pior de tudo isso é que, estas pessoas doentes, não estão ali por acaso…
    Estão doentes mesmo.
    Em sua maioria, não tem o dinheiro nem para comprar um remédio.
    Com certeza, se elas estivessem um bom plano de saúde, não se arriscariam a expor suas próprias vidas ao um martírio destes.
    E ao procurarem estes postos de saúde e toda e qualquer repartição pública, sobretudo, ficam no relento muitas noites e dormem nas filas, para poderem pegar uma simples ficha, para posteriormente, marcar uma consulta, ou agendar um atendimento.
    É exatamente, o momento de dar uma basta em tudo isso, dando uma boa e bela resposta para estes canalhas.
    É chegado o momento.
    Dia 7 de outubro está logo aí.
    Vamos dar um baita de uma não para estes pilantras que se dizem políticos e em sua maioria só dão as caras neste período?. Justamente, quando saem das suas tocas.
    Estes mesmos pilantras, são conhecidos como, POLÍTICO TURISTA.
    Abraços.
    Manoel Augusto Rosas Cavalcanti.
    Paulistana-PI.

    1. Naja disse:

      acho q vc errou de cidade, se vc não mora aqui vá criticar paulistana.

      1. Manoel Augusto Rosas Cavalcanti disse:

        Vai encher o saco de outro, você parece que é cupicha, baba ovvo de POLÍTICO?
        Então, fique do lado deles….
        E o resultado está aí.
        Exemplo?
        Demostenes Torres, entre outros.

    2. Audimar ALVES disse:

      Por que tantas postagens logo agora?
      O descaso eh o ano todo. é aqui, ali… deveriamos repudiar e combater a corrup#@o o ano todo. Cuidado eleitor vc pode estah atirando no proprio peh…ao alimentar a corrup#@o.

  20. Francisco Jose disse:

    Carlos Brito,

    O slogan correto é O PREFEITO EM PRIMEIRO LUGAR, TALVEZ MUITO TEMPO DEPOIS O POVO…..

  21. Luzia silva disse:

    É um absurdo ver essa realidade, eu moro em frente a um posto de saúde e essas filas são diárias. Não me conformo em ver essas pessoas passarem a noite com seus filhos no frio para pegarem uma ficha e muitas vezes chegam de madrugada, mas todas não há ficha suficiente para todos e tem que voltar outras tantas vezes.
    Chegou a hora de todos pensarem muito bem em quem vão votar.
    Se nesse 4 anos não foi feito nada, imaginem nos próximos 4 anos…
    Voc~es acham que um prefeito que só tem a falar do nova semente, deve continuar prefeito? Se sim, me perdoem, mas vcs se conformam com muito pouco.

  22. nina disse:

    Nunca vi nenhum movimento por uma saúde melhor!!!!
    Petrolina a saúde em último lugar!!!!!!!!!!

  23. jessica disse:

    é muito ruim isso só sabe quem já passou a 2 anos traz quando ñ trabalhava tb fui sujeita a passar por isso e pelo q vir continua do msm feito isso é um descaso com a vida humana…

  24. Essa é a realidade da nossa cidade, estou covicto que quero mudança, nosso prefeito atual ja fez o que tinha de fazer, ( e muito pouco ) agora é vamos dar oportunidade ao nosso Depultado Federal mais bem votado em Petrolina. Não entendo por que muita dessas pessoas que sofrem nas filha ainda ainda dão credito ao atual prefeito, será que gosta de sofrer ? Gente politica não é gincana é coisa seria e nessa hora devemos valorizar a arma mais poderosa que temos nas mãos que é o voto. Se liga Petrolina.Ronaldo Santana

  25. Priscila disse:

    E ainda diz que Petrolina vai bem … Não entendo onde está os olhos do povo ! Infelizmente essa é a realidade, é só 15 dias de São João que o povo esquece do restante das coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *