Cansados das multas, moradores do Cosme e Damião pintam faixa por conta própria para informar limite de velocidade

por Carlos Britto // 20 de julho de 2013 às 17:25

pintura1_640x480Um grupo de condutores do bairro Cosme e Damião, na zona oeste de Petrolina, decidiu pintar, por conta própria, uma faixa para informar o limite de velocidade dos veículos. De acordo com a leitora Kelli Costa, a atitude surgiu depois que se cansaram de pagar tantas multas devido à falta de sinalização sobre a existência de um radar no local.

Acompanhem:

Um grupo de motoristas se cansou de levar multa dos radares do Dnit, próximo ao bairro Cosme e Damião. Mais de 20 multas foram registradas entre os três amigos, em um curto espaço de tempo. Os motoristas se uniram e por conta própria foram sinalizar a velocidade permitida de maneira visível, para evitar que outros motoristas também sejam multados.

Será que é tão caro assim fazer uma sinalização horizontal? O interesse do Dnit é só multar? Do mesmo jeito que alta velocidade causa acidentes, falta de sinalização também causa! os amigos gastaram nada mais que R$40,00 entre tinta, rolo e pincéis. A sinalização, sendo ilegal ou não, já está lá e como a tinta utilizada pode não ter sido apropriada, logo vai ficar apagado, mas fica como exemplo o protesto.

Kelli Costa/Comunitária

Cansados das multas, moradores do Cosme e Damião pintam faixa por conta própria para informar limite de velocidade

  1. Orgulhoso disse:

    Não concordo com os locais de instalação dessas lombadas, mas seria mais fácil e inteligente somente reduzir a velocidade, a placa de 60km/h existe e o radar é visível. Segundo uma resoluçao recente, não precisa de sinalização informando onde está o radar.

    1. Snoop disse:

      Concordo. Lá tem sinalização sim. Não reduz pq não quer.

    2. jr disse:

      Com certeza todos que estão reclamando é porque não tem nem um carro pra andar. Anda de bicicleta por isso consegue ver aquela placa escondida entre os postes o dnit tinha que fazer pelo menos uma campanha de conscientização para alerta do funcionamento dos radares. Não fizeram porque só estão de olho no nosso dinheiro bando de safado e esse povo idiota ainda fica defendendo o dnit vão comprar pelo menos uma moto em 60 prestações que é a perder de vista. Só quem tem um transporte é quem entende…

  2. Paulo disse:

    Depois chama o povo Brasileiro de burro amigo o Dnit ou PRF ou qual quer outro órgão não tem mais obrigação de sinalizar os radares além disso você vai pra auto escola para aprender as leis de transito .

    1. vaqueiro velho disse:

      vc deve ser diretor do Dnit pra ser tão inteligente assim, pra vc que é tão estudado, protesto, significa que as pessoas não concordam com a maneira que esta sendo feito, seja ela certo ou errado. OOKKKKKKK? Estude um pouco mais vc, e não é na auto escola não, vá pro primário pra aprender a interpretar as notícias. São pessoas como vc que transformam Petrolina e o Brasil na mesmice que estão.

    2. tá certo disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eita que esse Paulo é burro, isso é um protesto omi, kkkkkkkkkkkkkkk

    3. jorgilson cabral disse:

      Amigo não é bem assim que a banda toca, levei cinco multas desses radares, três delas eu esta va a 69 km e duas a 52 km em outro que existe próximo a vila Eulalia, só que não dar pra entender
      qual o critério usado pelo Dnit para estipular o limite de 40km naquele ponto e porque não colocaram um sonorizador para alertar o motorista, tá na cara que a intenção e arrecadar dinheiro com as multas.

      1. jorgilson cabral disse:

        De acordo com a Resolução 396/2011) do CONTRAN e Portaria 115/98 do INMETRO os limites de tolerância são os seguintes:

        Em vias com velocidade máxima permitida de até 100 km/h, a tolerância é de +/- 7 km/h (sete quilômetros por hora). E em vias de velocidade permitida acima de 100 km/h a tolerância é de +/- 7% (sete porcento), incidentes sobre a velocidade permitida. Ex.: numa via com velocidade máxima permitida de 100 km/h o erro metrológico será de 7%, ou seja, o veículo será multado se for flagrado pelo radar circulando em velocidade acima de 107 Km/h.

        Lembrando que os radares medidores de velocidade devem ser aferidos pelos menos uma vez a cada 12 meses. Esta aferição não se aplica ao radares que registram avanços de sinal vermelho.

        Fica aí o esclarecimento para basear possíveis recursos contra multas aplicadas por radares.
        Obs: Não sabia da nova legislação, agora vou passar empurrando o carro pra nao levar multas. kkkkkkkkk

        1. Cidadã Petrolinense disse:

          Kkkkkkkkkk……tem ri pra não chorar fica a dia ao passar na Sete de setembro é melhor descer e empurrar o carro ou levar nas costas se não quizer perder a a carteira kkkkkkkkkkkkkkkkk…….

  3. clara disse:

    Sr. Paulo, acredito que não tens carro, além de um grande percentual de grosseria.

  4. Silver Price disse:

    Na entrada da Ilha do Governador, a placa que mostra a direção da Linha Vermelha e do Aeroporto Internacional Tom Jobim, está pichada. O vandalismo também dificulta a orientação do motorista que sai da Rua Nossa Senhora das Graças, na Praça Dom Manuel, em Ramos, no subúrbio, tentando chegar à Avenida Brasil para seguir para o Centro da cidade. Só mesmo quem conhece os caminhos sabe andar na Ilha do Governador. Não há, por exemplo, sinalização na Praça Engenheiro Gabriel de Novais, no bairro Bancários. Segundo a comerciante Márcia Gonçalves, quem vem pela Estrada da Porteira pode seguir por ela, optar pela Rua Doutor Manuel Marreiros ou ainda pela Rua Benedito Patrício. Em todas elas, o trânsito flui em dois sentidos, mas não há placas indicativas. “Se errar a direção, o motorista vai parar dentro da Favela Sem-Terra. Quem chega aqui, normalmente não sabe onde está. Sem mapa é muito complicado circular pela Ilha”, disse a comerciante, que mora no bairro Cacuia, na Ilha. Quem não conhece Ramos, no subúrbio, como a palma da mão, pode acabar dando voltas e mais voltas pelo bairro até chegar ao destino. Os motoristas que chegam à subida do Viaduto São Damião sabem que caminho seguir para a Ilha do Governador e Centro. Mas não há qualquer indicação sobre as outras duas pistas. “É uma loteria. A gente arrisca, segue o instinto e torce para sair no lugar certo. Por causa dos assaltos nos sinais de trânsito, nem sempre dá para parar e perguntar a alguém”, disse a motorista Sandra Britto.

  5. CARMEM disse:

    Isso só pode ser obra do vereador que reside nesse bairro.

  6. tá certo disse:

    Eu tb levei multa, lá so tem uma plaquinha solitária, se vc subir na pista depois da placa ja era.
    Valeu pessoal, iniciativa válida, parabens

  7. Morador da Areia Branca disse:

    Não sei quem teve a ideia e muito menos quem pintou. Estão todos de parabéns. Conforme foi mencionado anteriormente é em prol da segurança. Novas ideias podem virar novos padrões.
    EPTTC e vereadores aproveitem a ideia e lancem na câmara de vereadores algo que possa ajudar os condutores desta forma. Outra ideia idêntica, poderia ser aplicada pinturas ao redor de tampas de esgoto que a COMPESA deixadas em desnível. Já vi muita gente falar que caiu de moto nestas tampas. Desta forma mais visível muitos condutores de carros e principalmente de motos poderia de longe evitá-las evitando as mudanças bruscas de direção ocasionando diversos acidentes principalmente nas AVs. Mons. Ângelo Sampaio e Guararapes.

  8. fernando disse:

    só não ver a sinalização quem não quer

    1. edvan disse:

      Fernando, eu acho que vc ,tem uma vista muito boa ou nao tem carro

  9. Edgar disse:

    Se a sinalização vertical existente respeitou as normas de regulamentação da sinalização vertical, não há o que reclamar.

    Se não respeitou, é só recorrer…

    O manual está disponível neste link:
    http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/prosinal/18-manual-vol-i-sinalizacao-vertical-de-regulamentacao.pdf

    O que se aplica ao caso em debate está nas páginas 51 a 57.

  10. Rio disse:

    Infelizmente nosso governo está pouco se importante em educar no trânsito. Isso não é mais nada além de uma fonte de renda pra eles. Estão pouco se lixando para a segurança do local.

  11. Watergate disse:

    Tem um radar ridículo igual perto da metalurgica peixinho. Quando foi instalado era 60 e passou da noite pro dia para 40. Tem gente com mais de 2000 reais em multa do nele. Tomara que uma alma arranque esse equipamento absurdo de madrugada.

  12. Rafael Augusto disse:

    ESSA lombada específica foi muito bem instalada, não há melhor local. Quem mora por essa região sabe o número absurdo de acidentes que ocorriam naquela rodovia, principalmente com motos, quase todo dia a SAMU estava por lá. Depois da instalação dessas lombadas o número de acidentes reduziu drasticamente.

  13. Geraldo Santos disse:

    O problema do nosso país realmente é a falta de educação. O brasileiro reclama de tudo, mas não procura se educar para o país mudar. A gente vê pessoas jogando lixo na rua, não sabendo elas que aquele lixo jogado na rua obstruirá bueiros, córregos, trazendo transtornos para a população; a gente vê pessoas atravessando vias fora da faixa de pedestre, onde existe faixa a cinco metros, o que pode provocar atropelamento; a gente vê motoristas ultrapassando em locais proibidos, excedendo a velocidade regulamentar, atitudes que tem causado milhares de mortes; dentre dezenas, centenas, milhares de atitudes ilegais que são vistas no dia a dia, por falta de cidadania, educação e respeito às leis do país. Pessoal, se colocam esses equipamentos em determinado lugar é porque um estudo já foi feito anteriormente, não é à toa que eles foram instalados. Agora, cabe a nós, brasileiros, respeitarmos as leis do nosso país, transformando-o num lugar mais justo, ideal e melhor de se viver.
    Vocês já pediram às autoridades de trânsito um levantamento de quantos acidentes de trânsito já ocorreram nesses locais, ceifando dezenas de vidas? Já vi acidentes com vítimas fatais próximos à Metalúrgica Peixinho, ao Paizão, ao Bairro Quati. Para mim, essa idéia do DNIT ou da PRF foi muito válida, pois sempre procurei respeitar às leis de trânsito.” DIREITO TEM, QUEM DIREITO ANDA.”

    1. edvan disse:

      Geraldo santos ,seu comentario esta certo,em relação a identificação da velocidade melhor para os motorista ,não cerem ponidos com multas ,sera que não e valido ,ou arrecadação de dinheiro para o governo e que esta certa

  14. Orgulhoso disse:

    Palavras perfeitas do Geraldo Santos.

  15. Cidadã Petrolinense disse:

    Kkkkkkk …… O comentário de Jorgilson Cabral foi muito engraçado fica a dica ao passarem pela Sete de Setembro sugiro que desçam e empurre o carro ou então levem nas costas para não correr o risco de perder a carteira kkkkkk…..tem que ri pra não chorar.

  16. protesto sim disse:

    Parabéns pessoal pela iniciativa, muito legal mesmo, de alguma forma tem que se protestar mesmo!!! mesmo que de forma silenciosa
    Mas vejo uma pequena questão a qual não entendi: pelo tempo em que esses radares estão instalados pela cidade, já dava pra ter visto essas placas que existem à beira da pista a qual dizem que não, ou estão de forma não tão visivel, trabalho a noite e passo por esse local onde foi pintado pelo menos 7 ou 8 vezes por dia, e sempre observo, as placas estão lá e não estão escondidas de forma alguma, pelo menos aos condutores que moram naquela região, fica incabível a inobservância dessa sinalização, será que só podemos dirigir olhando pro chão??? ao dirigir, andamos observando também as laterais no cuidado de de repente surgir animais e/ou até mesmo pessoas querendo atravessar a via.
    Então, dessa forma com certeza veremos as placas que não são tão pequenas e (ainda) não estão deterioradas.
    De qualquer forma apoio de todas as formas o protesto feito pela população, é digno e justo, pois pagamos muito caro com licenciamento de veículos e outros encargos e só vemos roubalheiras, estradas esburacadas, acidentes por falta de sinalização que deveriam estar nas vias, enfim… nós somente somos lembrados quando é época de eleição.. MAIS UMA VEZ, PARABENIZO AOS AMIGOS QUE TIVERAM ESSA ATITUDE.

  17. marcos disse:

    se os orgaos publico nao faz ,a populacao faz.
    vcs estao de parabens.

  18. Se você dirige na velocidade permitida, e essa velocidade permitida está visivelmente informada, nunca vai levar multa (a não ser que o aparelho esteja defeituoso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *