Candidato à presidência da Facape contesta Edital e aciona justiça para suspensão de eleição

8

celso-franca-professorA polêmica em torno das eleições para nova diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) continua. O professor Celso Franca, que concorre pela Chapa 2 (oposição), denunciou à Justiça supostas irregularidades no edital, bem como na nomeação dos membros da comissão organizadora do pleito.

Foi construído um edital, mas a ótica que nós temos, através dos nossos advogados, é de que é um edital tendencioso. Um edital que proíbe uma série de coisas, uma série de restrições ilegais. Só para começar, a proibição de debates. Quando você proíbe debates, você restringe para que a comunidade acadêmica tome a real situação da nossa instituição. Também não se pode fazer campanha fora dos muros da Facape. É um edital que vem favorecer a chapa da situação, e isso é totalmente irregular. Entramos na justiça, na 5ª Vara da Fazenda, para que possa ter um edital democrático”, pontuou Franca.

Celso Franca denunciou também que a Facape vem passando por sérios problemas por conta, segundo ele, de falta de gestão da atual direção. “O desempenho da nota no Enade, por exemplo…todos os cursos estão com anota de 1,89, uma nota insuficiente. Com essa nota, inclusive, a Facape perdeu o FIES. Outra situação é a questão dos cursos, que vêm aos poucos tendo problemas. Dois cursos já foram quebrados por falta de gestão, mas eles dizem que foi uma questão de mercado. A outra questão é o aumento absurdo das mensalidades. Só este ano foram dois reajustes”, afirmou.

Comissão organizadora

Com relação à comissão organizadora da eleição, o candidato também afirmou que existem irregularidades. “Nós temos também membros que fazem parte dessa comissão eleitoral, que têm acumulação de cargo. Então, são situações irregulares. O presidente da Facape tem a prerrogativa de nomear a Portaria, mas essa prerrogativa também passa pelo prefeito, e o prefeito não fez indicação. Nós queremos uma eleição em que todos participem, mas o edital restringe. Poderia ter usado o edital de 2012”, sugeriu Celso Franca.

Sobre a questão da campanha, Franca também disse que o candidato da Chapa 1 estaria sendo beneficiado até pela assessoria de comunicação da autarquia. “Só posso pedir voto do dia 24 de outubro até o dia 3 de novembro, um dia antes da votação. Ele [Rinaldo Remígio] não restringe o setor de comunicação, pois usa a Ascom [Assessoria de Comunicação] para divulgar os feitos da Facape – uma forma indireta de pedir voto. Nós pedimos impugnação do candidato da Chapa 1 pelo fato de ele estar concorrendo pela terceira vez, mas eles negaram“, completou.

Notificação

Franca ainda disse que a justiça notificou a Chapa 1 no dia de ontem (14) e os representantes teriam três dias para se pronunciar. “Eles têm três dias corridos para se pronunciar perante a Justiça. Aí o juiz é quem vai decidir, provavelmente já na próxima segunda-feira (17), se suspende a eleição. Nós confiamos na justiça”, reafirmou.

O candidato ainda questionou o “peso” de cada voto (dos professores, estudantes e técnicos) na eleição e disse que a o edital também restringe a participação dos estudantes. “Percebemos uma ‘farra do boi’ dentro da faculdade. Eles fizeram o edital para eles, para restringir a participação dos alunos nesse processo de eleição”, finalizou. O Blog aguada um posicionamento da Facape sobre as denúncias feitas por Celso Franca.

8 COMENTÁRIOS

  1. Esse cara é gaga… Dois aumentos de mensalidade esse ano? Pago todo mês e não percebi isso !!

    Quinta vara da fazenda pública em petrolina?

    Vamos proíbir os prefeitos em reeleição de divulgar as obras da prefeitura? O que vocês acham?

    Fui aluno desse cara, nunca deu uma aula, só enrola, agora quer ser diretor..
    Demais..

  2. Porque tanto interesse em ser Diretor? Tudo isso porque corre dinheiro. Se fosse pra ser Diretor voluntário só com salário de professor ninguém queria. Isso é pra poder surrupiar o erário. Uma vergonha hoje o interesse do homem onde corre dinheiro… Essa é a faculdade mais cara do Brasil. Digo isso porque tenho dois filhos estudando em uma faculdade particular em Maceió e eu pagava pelos dois R$900,00 e uma das melhores faculdade de Alagoas. Mas hoje estão os dois pelo Fies ai baixou muito o valor pra R$ 230,00 os dois. E quero que os alunos da Facape veja a estrutura física dessa Faculdade em Maceió. VERGONHA O VALOR PAGO PELOS ALUNOS DA FACAPE.

  3. Fui aluno do professor Celso Franca. É um sociólogo respeitado, com incansáveis entrevistas em emissoras de rádio e TV, com Pós Graduação na FGV, mestrado na UFPE, ensinou em diversas universidades, como a Uneb, UPE, IF, Unifacs, pesquisador, artigos publicados em Jornais e Revistas de Universidade Internacional, livros publicados, Coordenador de Projetos de Extensão na Facape sobre a Violência na Escola, e na Univasf – Projeto Escola Verde, ora! Quer mais?

  4. O professor remegio disse na rádio que a Facape teria 20 doutores, é mesmo? os doutores que o senhor falou sao aqueles sem validade, pois, nao revalidaram os titulos. desse jeito tera mesmo. titulos de doutores podres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome