Juazeiro: Candidatos a prefeito se enfrentam em debate morno na TV São Francisco

1

eleicoes-2016Os candidatos a prefeito de Juazeiro (BA) apresentaram, na noite de ontem (29), no debate promovido pela TV São Francisco (afiliada Rede Bahia/TV Globo), o plano de governo que cada um pretende colocar em prática caso eleito. Dos quatro nomes que disputam a prefeitura neste domingo (2/10), apenas Márcio Feitosa (PRP) não compareceu. O motivo é que o candidato não foi convidado pela emissora para participar da sabatina porque seu partido não tem dez deputados na Câmara. Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter liberado a participação desses partidos em debates promovidos por rádios e TVs, a afiliada da Globo no norte baiano negou o pedido de Feitosa.

O debate, no entanto, foi morno, sem grandes novidades e com poucos embates entre os postulantes ao cargo maior da política municipal. Enquanto Paulo Bomfim (PCdoB) aproveitou para elogiar seu padrinho político e atual prefeito, Isaac Carvalho (PCdoB), Joseph Bandeira (SD) e Charles Leão (PPS) expuseram poucas propostas para a cidade. Mas aproveitaram para criticar a atual gestão e disseram que Paulo Bomfim só sabe falar que o município “começou a existir nos últimos oito anos”, período das duas gestões de Isaac.

Houve um momento de tensão quando Paulo Bomfim afirmou que Joseph Bandeira responde a vários processos judiciais da época em que foi prefeito, inclusive por conta de uma verba que não teria sido aplicada no antigo lixão da cidade – hoje aterro sanitário, um dos pontos mais frisados durante o debate. Bandeira, por sua vez, teve um pedido de resposta acatado pela organização do debate e garantiu que “tem as mãos limpas” e que tudo já foi esclarecido, até mesmo porque teve sua candidatura aprovada pela justiça.

Charles Leão também criticou a atual gestão e a postura de Paulo Bomfim, que segundo ele, não tem transparência. Disse ainda que os postos de saúde estão abandonados, que “não têm dipirona, nem gaze” para o atendimento à população. Falou também sobre o despejo de esgoto sem tratamento no Velho Chico e disse que a cidade precisa de visão futurista.

Outros temas

Os candidatos ainda falaram sobre mobilidade urbana, cobertura de canais, emprego e renda, educação, saneamento básico e turismo, além de questões ligadas ao desenvolvimento do interior do município. Esqueceram de falar sobre segurança pública e políticas inclusivas, por exemplo. A mediação do debate foi feita pelo jornalista Mauro Anchieta, repórter de rede da TV Bahia.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia não tenho dúvida que o candidato CERTO É CHARLES LEÃO, foi único que viu de perto a situação dos esgoto sendo jogado no rio São Francisco e eu sou testemunha viva que não recebemos nem dos outros candidatos a prefeito , por que tiveram no poder e nunca resolvera a situação dos esgotos sendo jogado em nosso rio que esta morrendo com tanta contaminação dos esgoto sendo jogado dentro dele e só charle Leão veio ver de perto no bairro Angari beira do rio e os outros foram convidados mas não compareceram isso é muito triste a população não notar essa falta de vergonha e respeito , pois nos morados é que fazemos a coleta do lixo por que a prefeitura não vem fazer a coleta como os outros que já tiveram no poder. Povo de Juazeiro vamos mudar isso . È Leão na cabeça. E para o esporte avivar em Juazeiro para a juventude de a vez a Lourival Quirino o nosso nadador de juazeiro Ba. Um abraço a todos e a todas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome