Cabrobó: Sistema de esgotamento sanitário implantado pela Codevasf deve entrar brevemente em operação

0
Foto: Ascom Codevasf/divulgação

Em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, está prestes a entrar em funcionamento o sistema de esgotamento sanitário integrado, que oferecerá cobertura de 50% na coleta e no tratamento de esgoto. A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e mobilizou investimentos de aproximadamente R$ 14 milhões. A intervenção no município integra os esforços da Codevasf de revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco.

Foram implantados 16 mil metros de rede coletora, 24 mil metros de ligações prediais e quatro estações elevatórias com dois mil metros de linhas de recalque até a estação de tratamento composta por lagoa facultativa e lagoa de maturação. As estruturas foram interligadas às já existentes no município para condução de efluentes.

O sistema tem capacidade para coletar, transportar e tratar quase 70 litros de esgotos por segundo e capacidade para atendimento a uma população urbana de quase 28 mil habitantes. A Codevasf tem se preocupado em realizar ações como essas, que melhoram a qualidade de vida da população e revitalizam o nosso Rio São Francisco“, explica o titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro. “Ao longo de 2020 daremos continuidade a ações semelhantes a essa de Cabrobó em outros municípios da bacia do rio São Francisco“, acrescenta.

Após o término da obra, a Codevasf repassou o sistema para a prefeitura municipal, que, por sua vez, concedeu a operação à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Neste início de 2020 a Compesa está realizando pequenos ajustes – investimento de R$ 80 mil – para que a operação do sistema seja iniciada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome