Brasileiro condenado à morte na Indonésia será executado neste sábado

18

brasileiro condenado à morteO brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, será executado neste sábado (17) pelo governo da Indonésia por uma condenação por tráfico de drogas, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (15). A informação foi confirmada por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral, órgão responsável pelas execuções no país. O Ministério das Relações Exteriores e o próprio Cardoso Moreira já foram informados do cumprimento da sentença. Em 2003, o brasileiro tentou entrar no país com mais de 13 Kg de cocaína escondidos em tubos metálicos de uma asa-delta. No ano seguinte ele foi condenado, e desde então estava detido.

Se a execução for consolidada, será a primeira vez que um brasileiro morre condenado à pena de morte no exterior. Outro brasileiro, Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, também foi condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas e teve, na semana passada, seu pedido de clemência rejeitado pelo presidente Joko Widodo. Com isso, não há mais recursos legais que possam impedir a sua execução, que ainda não foi marcada.

Segundo Utomo Karim, advogado pago pelo governo brasileiro para defender Cardoso Moreira, seu cliente ficará isolado até a data marcada para a execução, que será feita por fuzilamento. Karim disse ao jornal que Cardoso Moreira ficou “chocado” ao ser informado da execução iminente. Sem filhos e com os pais mortos, somente uma tia do brasileiro está na Indonésia acompanhando o caso, assim como um diplomata escalado pelo governo brasileiro.

Ainda de acordo com a Folha, o governo da Indonésia não respondeu aos apelos do governo brasileiro, que interveio com uma mensagem da presidente Dilma Rousseff para Widodo. Ex-governador de Jacarta, Joko Widodo assumiu a presidência em outubro e implantou uma política de tolerância zero para traficantes, prometendo executar os condenados por esse tipo de crime. Ele tem apoio da população, amplamente favorável à pena de morte. Em 2013, a Indonésia fuzilou cinco condenados e atualmente há 64 presos no corredor da morte no país. (fonte: Revista Veja/ foto: AFP)

18 COMENTÁRIOS

  1. Para a nossa cultura , isso é extremamente chocante. Entretanto, precisamos rever nossos conceitos. O Brasil está do jeito que está porque as leis são brandas , todos “ou quase todos” podem tudo , inclusive traficar e ficar por isso mesmo. Na atual conjuntura brasileira, digo que iria gostar e até aprovar se a pena de morte fosse adotada no Brasil.

    • É Albeny Lima, só peça a Deus para que esse possível “condenado”, não seja um parente seu, que por eventualidade do destino possa a vir se envolver com drogas.
      Vá ler mais e se interar da Vida.

      • Ernande Rafael , quem te disse que eu não leio ? Por eu ter opinião que diverge da sua, não significa dizer que eu tenha “porque vc acha” que me inteirar da vida. Vc não me conhece , não sabe de nada a meu respeito. Uma coisa te afirmo categoricamente , caso tivesse um parente prestes a ser executado, sentiria sim por sua morte . Mais entendo que a vida é feita de escolhas e cada uma dessas escolhas têm suas consequências. Sabendo nós o que é certo e o que é errado , cabe a cada um fazer sua escolha e evidentemente arcar com as consequências da mesma .A questão é que eu, não ” passo a mão na cabeça ” de quem quer que seja que faça algo que sabe que é errado. Digo mais ainda, esse rapaz será condenado pelas autoridades da Indonésia. Agora pergunto eu: Quantas famílias já não tiveram seus entes queridos condenados e executados por traficantes tal qual ou pior do que o Marco Archer ? Eis a questão !

      • Ernande rafael, e quantas vidas estes traficantes estao prejudicando? acho que muitas pois as drogas tambem matam…eles tb podem estar prejudicando a vida de um parente de alguem!

      • A pena de morte no Brasil já existe há muito tempo. São quase 60 mil assassinatos por ano, na sua grande maioria crimes relacionado ao uso e tráfico de drogas.
        Você ta com peninha de bandido, Ernande Rafael? Adota uma meia dúzia. Desse tipinho ai que vai ser executado no Brasil tem aos montes! Eles apenas são responsáveis por destruir famílias e famílias todos os dias e você ainda se importa com a vida dele.
        Se um parente meu um dia escolher essa vida, só lamento por ele. Existe diversas formas de viver dignamente, por que vai escolher logo o ilícito?
        Vá ler mais Ernande, meu jovem, e saiba o que as drogas são capazes de fazer com a vida de uma família inteira, com uma comunidade inteira, ou com um país inteiro, como acontece no Mexico, para só depois você publicar em um blog essa cagança que você publicou!

      • Só faço uma pergunta a quem defende uma pessoa dessas , e se ele nao tivesse sido pego ? Ia estar com os bolsos cheio de dinheiro , e a droga estaria dizimando familias , lares , adolescentes , adultos e ate idosos . E quando pessoas assim se dao bem riem da cara da sociedade . A unica coisa que sinto é odisperdicio de balas………

      • ai guerreiro, me desculpe eu concordo com ela.
        traficante de drogas tem que morrer.
        eles destroem muitas familias.
        o brasil tem que aprender com a idonézia…
        pena de morte para traficantes ~e para politicos ladrâoes,só assim o brasil vai mudar…
        obs. ê funcio narios publicos corrupitos …

    • Marize, vc tem sua opiniao e respeito, mas se um criminoso tirar a vida de um filho seu ou parente… vc ficara conformada em saber que a sentença dele é so no juizo final em outra vida? acho dificil ! so sabe quem passa pela as injustiças das leis brasileiras

  2. A sim marize santos, quer dizer então que traficante de drogas não tira a vida de ninguém. me poupe. Ernande Rafael se tiver na minha familia, mesmo um filho meu traficante nao “passarei a mao na cabeça” de ninguém, pode ser condenado também. Cada um escolhe o caminho que quer seguir,E este condenado sabia bem o que estava fazendo, e que a indonésia nao perdoa traficantes.Por que ele nao foi ser politico no Brasil. Se queria viver na malandragem impunemente.

  3. Só faço uma pergunta a quem defende uma pessoa dessas , e se ele nao tivesse sido pego ? Ia estar com os bolsos cheio de dinheiro , e a droga estaria dizimando familias , lares , adolescentes , adultos e ate idosos . E quando pessoas assim se dao bem riem da cara da sociedade . A unica coisa que sinto é odisperdicio de balas…………..

  4. Eita povo ruim, estão com o mesmo pensamento dos indonésios, até a Presidente que vcs votaram, pediu clemencia ao Presidente de lá, por o rapaz. Desgraças sabemos que ele errou, más quem não erra? Vcs são anticristo, Não foi isso que Jesus pregou. Ele pregou a Paz. Vcs estão adotando aquela velha politica de olho por olho e dente por dente. Olhem não blasfemem , não brinquem com a vida.
    FICO TRISTE EM SABER QUE O MUNDO ESTAR ASSIM, PESSOAs más, pessoas sem piedade ou compaixão. é por isso que deus não dar asas as cobras.

  5. Leia o blog QAP,do Anastácio do dia 13/01/15 e saiba quem foi nossa presidenta,no tempo do regime militar.ela não tem moral nenhuma de pedir pela vida de ninguém,ja que ela atirou em vigilantes de banco,assaltou,sequestrou embaixador e muitas outras coisas.Lá fora as leis são rígidas,diferentes das nossas,que são brandas.cada qual deve respeitar a soberania de outro país.lá na Indonésia tráfico é punido com pena de morte.aquí no Brasil,a pena é pão-de-ló.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome