Bomfim solicita do governo federal repatriação de juazeirenses em Lisboa; Gonzaga também se manifesta por brasileiros

por Carlos Britto // 20 de março de 2020 às 09:01

Foto: divulgação

O drama vivido pelos brasileiros que não conseguem retornar da Europa vem comovendo o país. Nesse grupo há cidadãos de Juazeiro (BA), o que levou o prefeito Paulo Bomfim a enviar ofícios aos ministros das Relações Exteriores Ernesto Araújo, e da Justiça Sérgio Moro, solicitando adoção de medidas para agilizar a repatriação de três professoras da cidade que se encontram retidas, ao lado de outros compatriotas, no aeroporto de Lisboa, em Portugal. A situação decorre da crise provocada pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). O documento também foi enviado ao Consulado Brasileiro na capital portuguesa.

No ofício, Bomfim expõe a preocupação com o bem estar das professoras e demais integrantes da excursão. “Em Portugal, após terem um cruzeiro suspenso, vivenciam esta situação três munícipes de Juazeiro da Bahia, as professoras Dinair Brito Souza, Jonilde Pereira da Silva e Cleidemar Diamantino da Silva. Neste momento, além da preocupação de tê-las de volta à nossa cidade, nos aflige saber que elas estão sem hospedagem, dormindo no Aeroporto de Lisboa e já sem recursos para alimentação“, revelou o prefeito.

Bomfim manifestou ainda o desejo de que o assunto seja resolvido com brevidade. “Solicitamos a adoção urgente de medidas no sentido de repatriá-las, juntamente com os brasileiros que as acompanham e de garantir as condições mínimas de hospedagem e alimentação até que elas estejam de volta ao nosso município”, diz o ofício.

Por determinação do gestor, a secretária de Educação, Lucinete Alves, tem mantido permanente contato com as profissionais e empreendido esforços no sentido de atenuar as dificuldades. “Temos feito o possível, providenciado ajuda, mas só nos daremos por satisfeitos quando as tivermos novamente aqui, no nosso convívio. Esta é a orientação do prefeito“, disse a secretária.

Gonzaga

Em entrevista ao Programa Carlos Britto na Rural FM, nesta sexta-feira (20), o deputado federal Gonzaga Patriota também disse que o governo federal precisa repatriar todos os brasileiros em dificuldades na capital lusa. A exemplo de Bomfim, ele enviou ofício a Ernesto Araújo solicitando a repatriação dos brasileiros. “Precisamos fazer das tripas coração para tirá-los de lá”, afirmou o deputado.

Bomfim solicita do governo federal repatriação de juazeirenses em Lisboa; Gonzaga também se manifesta por brasileiros

  1. Maria do carmo disse:

    Apoio para mantê -los em isolamento em Portugal. Ou Façam vaquinha entre amigos para fretarem avião. Aqui, Equipes de saúde tem limitações para kits básicos de proteção.

  2. Se foram para lá, é porque aqui não estavam contentes, então se contenham lá.

    1. Carlos disse:

      Foram passear lá, animal, este mundo está doente mesmo

  3. Popo disse:

    Melhor vcs ficarem por ai msm … Brasil esta com Estado de calamidade pública o que vcs querm e vim contaminar os outros aqui…Esse virus é importado, quem trás isso pra o Brasil é os Capitalistas.
    O melhor que vcs fazem é ficar por ai msm.
    O Brasil não esta prestando agora, Ai é melhor de se morar.

    1. jamerson disse:

      Cara, essas pessoas estavam em um cruzeiro quando desembarcaram em Portugal foi que que estorou a epidemia a companhia de viagem se recusou em traze-los de volta e nada mais justo que o sua pátria mãe os repatreem. A humanidade está doente, sem amor ao próximo, sem compaixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *