Bomfim solicita do governo federal repatriação de juazeirenses em Lisboa; Gonzaga também se manifesta por brasileiros

5
Foto: divulgação

O drama vivido pelos brasileiros que não conseguem retornar da Europa vem comovendo o país. Nesse grupo há cidadãos de Juazeiro (BA), o que levou o prefeito Paulo Bomfim a enviar ofícios aos ministros das Relações Exteriores Ernesto Araújo, e da Justiça Sérgio Moro, solicitando adoção de medidas para agilizar a repatriação de três professoras da cidade que se encontram retidas, ao lado de outros compatriotas, no aeroporto de Lisboa, em Portugal. A situação decorre da crise provocada pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). O documento também foi enviado ao Consulado Brasileiro na capital portuguesa.

No ofício, Bomfim expõe a preocupação com o bem estar das professoras e demais integrantes da excursão. “Em Portugal, após terem um cruzeiro suspenso, vivenciam esta situação três munícipes de Juazeiro da Bahia, as professoras Dinair Brito Souza, Jonilde Pereira da Silva e Cleidemar Diamantino da Silva. Neste momento, além da preocupação de tê-las de volta à nossa cidade, nos aflige saber que elas estão sem hospedagem, dormindo no Aeroporto de Lisboa e já sem recursos para alimentação“, revelou o prefeito.

Bomfim manifestou ainda o desejo de que o assunto seja resolvido com brevidade. “Solicitamos a adoção urgente de medidas no sentido de repatriá-las, juntamente com os brasileiros que as acompanham e de garantir as condições mínimas de hospedagem e alimentação até que elas estejam de volta ao nosso município”, diz o ofício.

Por determinação do gestor, a secretária de Educação, Lucinete Alves, tem mantido permanente contato com as profissionais e empreendido esforços no sentido de atenuar as dificuldades. “Temos feito o possível, providenciado ajuda, mas só nos daremos por satisfeitos quando as tivermos novamente aqui, no nosso convívio. Esta é a orientação do prefeito“, disse a secretária.

Gonzaga

Em entrevista ao Programa Carlos Britto na Rural FM, nesta sexta-feira (20), o deputado federal Gonzaga Patriota também disse que o governo federal precisa repatriar todos os brasileiros em dificuldades na capital lusa. A exemplo de Bomfim, ele enviou ofício a Ernesto Araújo solicitando a repatriação dos brasileiros. “Precisamos fazer das tripas coração para tirá-los de lá”, afirmou o deputado.

5 COMENTÁRIOS

  1. Apoio para mantê -los em isolamento em Portugal. Ou Façam vaquinha entre amigos para fretarem avião. Aqui, Equipes de saúde tem limitações para kits básicos de proteção.

  2. Melhor vcs ficarem por ai msm … Brasil esta com Estado de calamidade pública o que vcs querm e vim contaminar os outros aqui…Esse virus é importado, quem trás isso pra o Brasil é os Capitalistas.
    O melhor que vcs fazem é ficar por ai msm.
    O Brasil não esta prestando agora, Ai é melhor de se morar.

    • Cara, essas pessoas estavam em um cruzeiro quando desembarcaram em Portugal foi que que estorou a epidemia a companhia de viagem se recusou em traze-los de volta e nada mais justo que o sua pátria mãe os repatreem. A humanidade está doente, sem amor ao próximo, sem compaixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome