Boletins remotos permitem contato mais seguro entre familiares de pacientes no HU e equipe médica

0
Foto: Ascom HU/divulgação

Para garantir a segurança de familiares dos pacientes internados, o Hospital Universitário (HU) de Petrolina passou a disponibilizar boletins médicos remotos. A unidade implementou uma ferramenta que permite o repasse de informações através de ligações telefônicas realizadas por computador. Os boletins passaram a ser gravados e armazenados com segurança para documentação do contato e eventual consulta posterior.

A solução foi aplicada pelo Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital visando atender a uma demanda da Gerência de Atenção à Saúde que precisava criar mecanismos para manter o contato seguro dos profissionais com os familiares após a suspensão das visitas em decorrência da pandemia.

A experiência tem sido muito positiva, melhorou a comunicação e a organização do fluxo de informações. O familiar conversa com o médico, esclarece as dúvidas sobre o estado de saúde do paciente sem precisar vir até a unidade. A ligação é sigilosa e fica gravada como arquivo de prontuário“, explicou a gerente de Atenção à Saúde, Katia Regina de Oliveira.

Os usuários do serviço de boletim remoto também demonstram satisfação quanto à ferramenta. A advogada Luiza Mudo precisou acompanhar a distância o tratamento de seu irmão na UTI Covid. Durante os 15 dias de internamento, a família foi contatada pela equipe por através do sistema. “Apesar da aflição que vivemos pelo adoecimento de meu irmão, nos sentimos acolhidos. Os profissionais esclareciam todas as nossas dúvidas e também nos confortavam“, contou. O programa está em funcionamento desde julho na UTI-Covid. Posteriormente, foi ampliado para outros setores assistenciais que também necessitam de acesso restrito, como a Sala de Emergência e Sala de Cuidados Intermediários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome