Bispo de Palmares perde batalha para o novo coronavírus

0
Foto: divulgação

O bispo da Diocese de Palmares (PE), dom Henrique Soares da Costa, faleceu na noite deste sábado (18), aos 57 anos, após complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Detalhes sobre o funeral do líder religioso serão divulgados em breve.

Dom Henrique estava há 14 dias internado na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife (PE), onde deu entrada com um quadro de crise respiratória provocada pela Covid-19. Na última quinta-feira (17), o bispo apresentou cansaço e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.

Agradecemos todas as preces. Permanecemos unidos em oração para que Deus, nosso Senhor, conceda a dom Henrique a recompensa dos servos bons e fiéis. Peço que também rezem por nós, da Diocese de Palmares“, declarou o coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), padre Ivanildo Oliveira.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Henrique bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) ele era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Notas de pesar

A Diocese de Palmares e a CNBB NE2 se manifestaram sobre a morte do líder religioso por meio de notas de pesar:

Nota da Diocese de Palmares

É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19.

Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe.

Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco. Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: “Pai e Pastor”.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor. O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares.

Qualquer atualização, divulgaremos pelas redes sociais oficiais da Diocese de Palmares/PE.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!

Palmares-PE, 18 de julho de 2020.

Nota da CNBB NE2

O Regional Nordeste II da CNBB, diante do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), solidariza-se, na fé e na caridade, com a referida Diocese e com os familiares do prelado. Dom Henrique nos deixa, depois de ter servido à Igreja com generosidade e doação.

Rendemos graças a Deus pelo dom de sua vida e pela fecundidade do seu ministério pastoral. Elevamos nossas súplicas pelo clero, religiosos, religiosas e pelos fiéis leigos da Igreja de Palmares, contristados pela morte do seu pastor e pai. Que sejam confortados pelo Sagrado Coração de Jesus e pela certeza de que “Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele” (2Cor 4,14).

Imploramos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que, com o abraço terno de sua compaixão, acolha em sua Casa este servo bom e fiel e o faça participante dos bens do seu Reino e da alegria eterna, reservada aos justos.

Presidência e demais bispos do Regional Nordeste II da CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome