Biometria ainda precisa ser feita por 140 mil eleitores pernambucanos, diz TRE-PE

0
Foto: divulgação

Dos 45 municípios de Pernambuco que participam do atual Ciclo Biométrico (2018-2020), 35 ainda estão com o processo de recadastramento aberto. Nestes, 140 mil eleitores ainda precisam comparecer aos cartórios eleitorais para ter as digitais coletadas e, assim, ficarem aptos a votas nas eleições de outubro. O prazo termina em 27 de março próximo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado divulgou a relação de municípios que já fizeram a biometria e os que ainda estão fazendo.

O órgão pede aos eleitores que ainda não se submeteram ao serviço para que agendem o atendimento e compareçam aos cartórios. Segundo o TRE, é importante não deixar para última hora.

Pernambuco tem 6.690.861 eleitores. Destes, 5.637.505 (84,26%) já votam ou vão votar se identificando com as digitais, o que garante mais segurança e transparência ao processo eleitoral.

O último ciclo obrigatório (2020-2022) terá início após as eleições e abrangerá 28 municípios.

Consequências

O eleitor que deixar de fazer a biometria obrigatória terá o título cancelado e, assim, não poderá votar em outubro. Com o título cancelado, entre outros transtornos ele não poderá tirar/renovar passaporte, contrair empréstimos em bancos oficiais, fazer matrícula em universidades públicas e tomar posse em cargos públicos. Até benefícios sociais, como o Bolsa Família, fica ameaçado. Servidores públicos, por sua vez, poderão ficar sem receber seus vencimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome