Barragem concluída pela Codevasf em Serrita beneficiará mais de 600 famílias

1
Foto: Ascom

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) acaba de concluir no município de Serrita (PE), Sertão Central, uma barragem com capacidade de armazenamento de nove milhões de metros cúbicos de água. A estrutura tem espelho d’água de até oito quilômetros e é a maior barragem da região. O governo federal investiu R$ 5 milhões na obra, que deve beneficiar mais de 600 pessoas na região do Sítio Jacú.

“É muito gratificante ver essa obra concluída e com tanta água disponível para essas pessoas. Quando iniciamos as ações, o manancial mais próximo para água de beber estava a cerca de 40 quilômetros. Agora eles têm essa água para beber, mas também têm a possibilidade de produção de piscicultura, pequenas irrigações e outros arranjos produtivos locais que podem proporcionar melhora na qualidade de vida”, afirma Leonardo Cruz, engenheiro da Codevasf.

Para Antônio Neto, morador do Sítio Jacú, a expectativa é de um novo futuro para sua família e a comunidade do local. “Fomos privilegiados com a maior obra hídrica do município. Temos agora um futuro melhor. Vai gerar trabalho e renda para nossa comunidade, além de empregos”, avalia.

De acordo com o superintendente da 3ª Regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a construção de barragens é uma das principais ações que a Companhia desenvolve no Estado. “Hoje a barragem do Sítio Jacú já acumulou água suficiente para abastecer a população local por um longo período. Já podemos ver um espelho de água de seis quilômetros. Isso pode chegar a oito quilômetros”, conta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome