Barqueata marcará Dia Nacional em Defesa do São Francisco em Petrolina e Juazeiro

por Carlos Britto // 02 de junho de 2016 às 16:04

Uma barqueata marcará nesta sexta-feira (3), em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Serão ao todo dez embarcações que sairão, a partir das 9h, da Orla de Juazeiro em direção à cidade pernambucana. De lá os participantes farão um passeio pelo rio, vendo de perto a situação de degradação como o baixo nível das águas, assoreamento, diminuição das matas ciliares e o esgoto que é jogado diretamente no rio, com sérios danos à população da bacia.

Além disso, haverá um ato simbólico de devolução de águas e um peixamento no rio, com alevinos típicos da região. A programação é aberta à comunidade e integra a Campanha ‘Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico’, realizada pelo terceiro ano consecutivo pelo Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF).

Estudantes das escolas públicas municipais participarão do ato, além de ativistas, pescadores e comunidades tradicionais. A programação inclui ainda o 1° Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá de 5 a 9 de junho, também nas duas cidades ribeirinhas.

O simpósio terá como objetivo a construção da integração nacional do conhecimento científico em torno do rio e sua bacia. Realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia do São Francisco, juntamente com o CBHSF, o evento ocupará as dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nos campi Juazeiro e Petrolina. A programação congregará cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. As inscrições podem ser realizadas no endereço sbhsf.com.br. (foto: Biel Fagundes/divulgação)

Barqueata marcará Dia Nacional em Defesa do São Francisco em Petrolina e Juazeiro

  1. Sanfranciscano disse:

    Esse comitê não nos representa, pois só defende o interesse do Baixo São Francisco. Esse grupo além de realizar encontros turísticos em cidades que não fazem parte da Bacia, a exemplo de Salvador/BA e Jaboatão dos Guararapes/PE, defende o esvaziamento de Sobradinho ao se posicionar contra a baixa vazão para poupar água, além de ser favorável à suspensão de outorgas de águas para as empresas dos projetos de irrigação, nesse periodo de crise, sem levar em conta o caos econômico que essa ação levaria à nossa região. Não ver que a crise foi o contrario, foi a teimosia do Governo Federal em demorar a diminuir a vazão de Sobradinho. Parece que a única preocupação desse colegiado é com Alagoas onde fica a sede do Comitê da Bacia do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários