Bahia: Rui Costa anuncia ampliação de testes diários para detectar novo coronavírus

0
Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, mostrou-se apreensivo com a interiorização dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Como estratégia para conter o avanço da doença, ele revelou que irá aumentar o número de testes realizados diariamente. O anúncio foi feito na noite de ontem (7), durante transmissão online do ‘Papo Correria’.

Hoje conversei com o secretário de Saúde [Fábio Vilas-Boas] e iremos trabalhar com o número máximo de testes, e devemos processar 3 mil testes de RT-PCR todos os dias. A Bahia, inclusive, é o segundo Estado no país em número de realização desse tipo de teste, que é o mais seguro para detecção da doença. Já fizemos mais de 100 mil testes na Bahia e vamos seguir ampliando a testagem“, afirmou Rui Costa.

Rui Costa respondeu diversas perguntas das pessoas que acompanhavam a transmissão ao vivo. Quando questionado sobre o retorno das aulas, o governador ponderou que ainda não é o momento. “Estamos avaliando diariamente a dinâmica da pandemia e analisando qual será o melhor momento para o retorno, mas ainda não estamos numa fase favorável. Por exemplo, testamos 100% dos alunos, professores e profissionais da rede estadual em três municípios: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Entre estes municípios foi detectado que dois deles apresentaram uma média de 10 % de contaminação da comunidade escolar. É um índice alto que não nos permite retornar agora“.

Ainda segundo Rui, outro fator que afeta a retomada das atividades de forma mais ampla é o percentual de ocupação de leitos. Nesta terça o índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes da Covid-19 está em 82%. Ficou estabelecido que a flexibilização será avaliada de forma mais detalhada e caso a caso quando o índice de ocupação de leitos de UTI estiver em cada região estiver abaixo de 75% e se mantiver com este percentual durante cinco dias consecutivos.

Reunião com prefeitos

Ele reafirmou que a gestão estadual está empenhada na busca por soluções que contenham a disseminação da doença e evitem uma contaminação comunitária nas cidades do Interior do Estado. Para alinhar ações, o governador irá participar de reuniões virtuais com 90 prefeitos entre esta quarta-feira (8) e sexta-feira (10). As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados. “Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida“, disse durante a transmissão ao vivo. Ele frisou também sobre a antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando que a doença se agrave e haja mais mortes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome