Bahia é destaque em evento do BIRD sobre abastecimento rural

0

banco-mundialEm evento promovido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), em Brasília, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), foi destaque ao debater os rumos da universalização do abastecimento de água em zonas rurais do mundo.

Pioneiro na criação do primeiro sistema de gestão descentralizado em Jacobina (norte baiano) e Seabra (Centro-Sul), que existem até hoje como Centrais de Abastecimento, o Estado teve o modelo de gestão apresentado a secretários de todo o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, bem como a integrantes de Ministérios pelo coordenador de Integração de Políticas e Projetos, Jackson Ornelas. Segundo o governo baiano, em menos de dois anos foram mais de 365 mil pessoas de localidades carentes beneficiadas com água em suas torneiras.

Somente este ano, de janeiro a setembro, apenas a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), sociedade de economia mista do Estado da Bahia vinculada à SIHS, concluiu 361 obras de construção de sistemas de abastecimento de água para consumo humano no semiárido baiano, atendendo a um total de 151 municípios. O investimento foi da ordem de R$81,3 milhões, beneficiando 116.844 habitantes.

Reforçando a prioridade, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, destacou que se encontram ainda em andamento mais 147 obras de construções de sistemas simplificados de abastecimento de água, sendo que 114 obras atenderão ao semiárido baiano, beneficiando um total de 65 municípios. O investimento com as obras de construção de sistemas simplificados em andamento é da ordem de R$17,1 milhões, onde beneficiarão 37.541 habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome