Bahia: Discurso de combate a fome, pobreza e desemprego marca posse de Jerônimo

por Carlos Britto // 01 de janeiro de 2023 às 10:47

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O compromisso central do meu governo é a promoção da inclusão social”. As palavras foram proferidas pelo governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) em seu discurso de posse, na Assembleia Legislativa (ALBA), em Salvador, na manhã deste domingo (1º). Para o novo chefe do Executivo baiano, o ato de posse é, antes de tudo, uma cerimônia de reafirmação e ampliação de compromissos. “Nós iniciamos hoje, uma nova etapa neste processo histórico de mudanças sociais da Bahia“, pontuou.

Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos. “Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país, e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu viessem algum dia a governar esse Estado“, afirmou o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que prometeu trabalhar “incansavelmente pelo desenvolvimento dos 15 milhões de baianas e baianos”. 

Além do combate à fome, Jerônimo declarou como prioridades do seu governo o enfrentamento da pobreza e do desemprego. “É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o nosso povo“, afirmou.

Ao falar sobre o enfrentamento da fome, Jerônimo citou aquela que ele considera uma das mais importantes escritoras do país: “‘quando uma criança passa fome, é problema de todo mundo’, disse uma das mais importantes escritoras brasileiras, Carolina Maria de Jesus. Não basta que o alimento esteja na mesa das pessoas. É preciso promover uma política consistente de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia“, afirmou.

Investimentos  

A Bahia é o segundo estado do Brasil com maior volume de investimentos pelo poder público estadual, e o governador garantiu que manterá o ritmo intenso de obras e ações em sua gestão. “O Estado continuará priorizando os grandes investimentos em obras de infraestrutura e logística que estão interligando e integrando as nossas regiões, dando a fluidez produtiva que nós precisamos para fazer a roda da economia girar. Avançaremos nas obras de grande envergadura: pontes, entre elas a Ponte Salvador-Itaparica, estradas, aeroportos e aeródromos, portos e ferrovias, além dos grandes investimentos na mobilidade urbana e metropolitana“, afirmou.

O governador também citou investimentos históricos realizados pelos dois governadores que o antecederam, Jaques Wagner e Rui Costa, em áreas importantes como educação, saúde e infraestrutura hídrica, e voltou a pontuar que trabalhará em parceria com prefeitos e prefeitas para avançar no desenvolvimento dos 417 municípios baianos.

Jerônimo também assegurou que seu governo vai “combater firmemente todas as formas de preconceito e discriminação“. Na parte final de seu pronunciamento, Jerônimo quebrou o protocolo da cerimônia e convidou seus familiares para ficarem ao seu lado. “Esse patrimônio do interior que vai me ajudar a governar a Bahia”, disse emocionado o governador da Bahia. Ainda na manhã deste domingo, em uma tenda instalada na área verde da ALBA, haverá a cerimônia de transmissão de cargo do ex-governador Rui Costa para Jerônimo.

Bahia: Discurso de combate a fome, pobreza e desemprego marca posse de Jerônimo

  1. cidadão disse:

    acabou com os padrinhos dele rui dos respiradores e jaques dos rolex pq estão a 16 anos no poder e não acbou com tudo isso

  2. Paulo disse:

    Só isso jumentos que acredita no PT

  3. Bosco disse:

    OH PAULINHO TENHA CALMA PQ O BOZO VAI FUNDAR ALGO DA SEITA DAI VC PODE SER UM LIDER. KK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários