Avenida em assentamento de Petrolina levará o nome da ex-deputada Isabel Cristina

0
Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Os vereadores da Casa Plínio Amorim aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (17), por 18 votos a zero, o projeto de lei 104/2019, do vereador Ronaldo Souza (PTB), subscrito pela vereadora Cristina Costa (PT), denominando a via principal do Assentamento José Almeida, na zona rural de Petrolina, de Avenida Deputada Isabel Cristina.

A proposta tem por objetivo homenagear Isabel, que foi professora por formação e fez também carreira política exercendo cargos de vereadora, vice-prefeita e de deputada estadual. Neste último ela fez história ao se tornar a primeira mulher do Sertão a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Isabel foi ainda sindicalista, militante e uma das fundadoras do PT no município. Para Ronaldo Souza, a homenagem é simples, mas marca parte da história de vida da parlamentar.

Isabel Cristina teve uma vida de luta, de conquistas, de brilho. Mulher negra que venceu os preconceitos e os desafios, e foi uma vereadora exemplar dessa Casa. Denominei a rua desse Assentamento porque, quando era uma ocupação, teve todo o apoio dela. Até cesta básica eu levei com ela para saciar a fome das famílias daquele lugar”, explicou Ronaldo.

Legado

Para a vereadora do PT, Cristina Costa, companheira de Isabel Cristina no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e na legenda, além de se considerar sua afilhada política, essa homenagem deixaria a ex-deputada feliz. “Em vida, ela sempre nos pedia (aos companheiros do PT): ‘não deixem minha história morrer’. E assim como a Tribuna Livre desta Casa, criada por ela, e que estamos denominando Isabel Cristina, como a Casa de Parto, essa avenida no Assentamento José Almeida é uma lembrança do legado político e pessoal que ela nos deixou”, completou a vereadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome