Avaliado como o mais eficiente dos últimos anos, Carnaval 2020 tem balanço positivo pela Polícia Militar

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) divulgou nesta terça-feira (11) o balanço das ocorrências registradas no circuito do Carnaval 2020 de Juazeiro. Os números dos três dias da folia, realizada no último final de semana, reforçam o que os órgãos de segurança já achavam do evento antes mesmo dos dados oficiais: este foi o Carnaval mais eficiente dos últimos anos. A coletiva de imprensa realizada ontem contou também com o representante da prefeitura, Samuel Morais, que coordenou a festa.

Foram empregados 2.247 policiais militares em todo o circuito carnavalesco e em seu entorno, assim como o uso de artifícios tecnológicos, como imagens de drones, detectores de metais, HTs (rádios transceptores), o aplicativo (APP) ‘SOS Mulher’, além de todo o  apoio logístico, o que facilitou o desempenho dos policiais.

Em 2019 foram registradas duas ocorrências de violência contra a mulher; este ano, com a atuação da Operação Ronda Maria da Penha e as demais guarnições, nenhuma ocorrência foi computada no circuito. Apenas um furto foi registrado – três a menos em relação ao ano passado.

Já o porte de arma de fogo contabilizou uma ocorrência, enquanto que o porte de arma branca teve um aumento de doze ocorrências durante os três dias. Para as autoridades, esse aumento específico nas ocorrências de porte de arma não torna o evento negativo, mas se dá pelo fato do policiamento ter tido mais efetividade em suas abordagens, principalmente nas circunferências do carnaval e transportes públicos que se deslocavam para a avenida.

Plano de segurança

Outro indício de que o plano de segurança do Carnaval 2020 obteve total êxito durante os três dias foi o fato de não ter ocorrido nenhum registro de homicídio no circuito, o que também não ocorreu nos bairros e áreas rurais, pois o policiamento foi mantido sem prejuízos. NA ocasião a PMBA agradeceu o empenho de todos os órgãos envolvidos no evento, principalmente aos seus policiais, que garantiram a ordem e a segurança dos foliões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome