Audiência pública em Juazeiro avalia Plano Municipal de Educação

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2021 às 11:34

Foto: Luan Medrado/PMJ divulgação

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) realizou ontem (14) uma audiência pública acerca do Plano Municipal de Educação (PME). O debate abordou o tema ‘Inclusão, Equidade e Qualidade da Educação Municipal’ e foi realizado de forma híbrida, no auditório da pasta e com transmissão ao vivo pelo canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube.

O evento contou com a participação da secretária Normeide Almeida; da coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do PME e representante do Fórum Municipal de Educação, Alexandrina Araújo; da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Hilzemira Mendes; do representante das escolas privadas de Juazeiro, Jorge Thiago; do representante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Josemar Pinzoh; da presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS Fundeb), Edinalva Santos; da coordenadora do evento, Jussimara Oliveira; do pedagogo, professor universitário e palestrante Josenilton Oliveira; e remotamente, do presidente da APLB Sindicato, Gilmar Néry.

Na ocasião, foi apresentado o Regimento Interno da Audiência Pública, que foi votado e aprovado pelos presentes. Também foi exposto o PME, composto pelas 20 metas, suas respectivas estratégias, bem como as notas técnicas emitidas pela ETMA do PME, para viabilizar o alcance das metas estabelecidas na lei municipal 2541/2015, que não foram contempladas nos últimos anos. O público também pôde opinar e fazer contribuições para o Plano, que terá vigência até 2025.

A programação contou ainda com a palestra do professor universitário e pedagogo, Josenilton Oliveira, que versou sobre o tema da Audiência Pública deste ano, e também houve momentos culturais, com apresentação da Orquestra dos alunos da Fundação Lar Feliz.

A realização dessa audiência pública é um importante passo para promover a qualidade da educação em nosso município.  Hoje os diversos setores da sociedade conheceram o Plano e suas notas técnicas, com o intuito de traçar novos caminhos para o avanço da educação municipal“, destacou Normeide Almeida.

Espaço democrático

Para a professora da rede municipal, Daniela Oliveira, o evento corresponde a um espaço democrático de discussão de temas imprescindíveis para a educação. “Essa audiência é de extrema importância para que a gente possa pensar e refletir sobre todo o processo educacional. É um momento democrático em que podemos entender a educação de Juazeiro, para que ela possa servir de parâmetro“, ponderou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *