Assentamentos atingidos pelas enchentes receberão repasses do governo federal

por Carlos Britto // 08 de julho de 2010 às 07:00

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) constituiu um Comitê de Emergência para vistoriar as 27 áreas de assentamentos que estão nos municípios atingidos pelas enchentes que receberão repasses do governo federal. Desde terça-feira (7), cinco equipes com 15 profissionais, entre engenheiros agrônomos, cartógrafos e técnicos agrícolas, iniciaram o trabalho de campo, onde produzirão um laudo técnico pericial dos prejuízos.

Serão avaliadas as necessidades de reforma e reconstrução de casas, perda de produção agrícola e de criatório, maquinário, situação de barreiros e açudes. Nesta primeira etapa, estão sendo visitados assentamentos oriundos do Programa Nacional de Crédito Fundiário e do antigo Programa Cédula da Terra, em 12 municípios (Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Bonito, Bezerros, Bom Conselho, Cortês, Gameleira, Gravatá, São Benedito do Sul, Tamandaré e Xexéu).

Após a conclusão do trabalho de campo, prevista para a próxima sexta-feira (9), os laudos serão entregues à Secretaria de Agricultura, que os encaminhará para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Numa segunda etapa, que se inicia já na próxima segunda (12), o Iterpe irá diagnosticar a situação em mais 28 assentamentos. Essa fase atenderá os assentamentos públicos estaduais, incluindo aí, 18 áreas já reconhecidas pelo Incra.

Nas áreas atingidas pelas chuvas, o Iterpe coordena 55 áreas de assentamento, em 23 municípios. São, ao todo, 2,6 mil famílias, que vivem e trabalham em pouco mais de 19,3 mil hectares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários