As mulheres e a relação com a venda de carros usados e novos

1

Com o passar dos anos, cada vez mais as mulheres se encarregam de comprar os seus próprios veículos, sejam carros usados como carros zero quilômetro. Definitivamente são elas as que, geralmente, determinam essa compra familiar. Assim, sendo, o mercado automotivo olha com maior atenção às necessidades e gostos femininos.

Hoje em dia a igualdade de gênero também influencia o mercado dos veículos e as diversas marcas se ocupam em conquistar as mulheres através de ações que interessam ao público feminino, como design, cores ou acessórios. Portanto, quando elas decidem comprar carros usados ou seminovos, encontram uma grande variedade para poder escolher aquele que mais gostam.

Há um fato que muitas pessoas desconhecem: a primeira pessoa a dirigir um carro foi uma mulher, Bertha, esposa do Karl Benz, inventor do carro. Com o decorrer dos anos, a presença da mulher ao volante foi se perdendo, mas no mundo atual voltou a ter importância por conta do aumento das mulheres no mercado de trabalho e, portanto, da independência econômica que hoje elas possuem, tendo grande participação na venda de carros usados, seminovos e novos.

Há alguns anos, as mulheres que adquiriam um carro zero qulômetro, por exemplo, eram geralmente empresárias. Hoje em dia isso mudou. Elas precisam do carro para o dia a dia, para trabalhar, levar os filhos para a escola, fazer as compras, fazer passeios, entre outras coisas. Então, as que estão comprando tanto carros usados baratos como carros novos, são mulheres casadas, solteiras, separadas, mães de família ou jovens solteiras.

Definitivamente, elas são hoje muito importantes para o mercado automotivo. Não é à toa que representam, atualmente, 30% das vendas de carros. E não é só isso: segundo pesquisas internacionais, 45% das compras de veículos são feitas por mulheres e 85% das decisões de compra para o carro familiar são influência feminina.

Diferenças

Os motivos para escolher um determinado tipo ou modelo de carro são diferentes entre homens e mulheres. É possível afirmar que o público feminino tem outra visão dos veículos de um modo geral, e as prioridades que elas têm são outras. O ponto mais importante é, sem dúvida alguma, a segurança. E obviamente a confiança que a marca escolhida passa para a consumidora.

Todas as marcas, de um modo geral, afirmam que os carros que produzem são pensados tanto para os homens quanto para as mulheres. Algumas confessam que possuem mais clientes femininas, como é o caso da marca Audi. No caso da Mercedes Benz, a marca tem um programa que nasceu na Alemanha no ano 2015: She’s Mercedes, criado especificamente para o mercado feminino.

Embora ambos os sexos procurem conforto e segurança na hora de escolher um carro, são as mulheres as que olham com maior atenção todos e cada um dos itens de segurança de um veículo. E elas também procuram conforto, não só para elas na hora de dirigir, mas principalmente para os passageiros, que geralmente são os filhos.

Motivos para a compra de um carro

De um modo geral, a compra de um carro depende das necessidades que cada pessoa tem na hora da escolha. Por isso, os motivos que as mulheres têm para a compra de um carro são variados:

  1. Mulheres jovens ou sem filhos geralmente escolhem carros com design moderno, talvez mais esportivo.
  2. Mulheres que são mães procuram escolher carros com mais espaço interior, bem confortáveis e com um porta-malas bem espaçoso.
  3. Todas as mulheres são mais racionais na hora de fazer as contas, procurando sempre a melhor relação entre o preço – qualidade – conforto – segurança.

Enquanto os homens se preocupam mais pela parte técnica e mecânica do veículo, como o consumo de combustível, tipo de motor e potência, as mulheres dão mais atenção à versatilidade do carro, ao conforto e principalmente à segurança para todos os ocupantes do veículo.

De um modo geral, os modelos SUV são os preferidos das mulheres por serem carros com maior espaço interno, bom porta–malas e altura: isso proporciona maior segurança na hora de dirigir.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

3 × 1 =