Artista plástico pernambucano participa de homenagem a folclórico Seu ‘Lunga’ em Juazeiro do Norte

1
Foto: divulgação

O artista plástico pernambucano Ranilson Viana viveu um dia histórico no último sábado (14) – data dedicada à poesia – em Juazeiro do Norte (CE). Ele prestou homenagem ao cearense que mais ganhou notoriedade em todo o Nordeste. Um monumento colocado em frente à casa de Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu ‘Lunga’, como ficou mais conhecido.

A obra, de autoria de Ranilson, foi inaugurada com a presença da família, autoridades e do público, que admirava e se divertia com as tiradas do homenageado.

Seu Lunga ficou famoso pelas respostas ásperas que costumava dar. Um dos personagens símbolos da cultura nordestina, Seu Lunga não tinha muita paciência para perguntas que achava óbvias.

Ranilson conta que ganhou a disputa da prefeitura para ser o criador dessa homenagem tão marcante para Juazeiro do Norte e todo o Nordeste. “A discussão dessa homenagem a Seu Lunga começou há quase dois anos. Participei da licitação, ganhei e tive essa emoção de na presença das filhas, da viúva, de autoridades de Juazeiro, marcar para sempre a historia desse personagem tão representativo para a nossa cultura. A partir de agora, esse monumento fará parte também dos atrativos turísticos de Juazeiro do Norte“, destacou.

Causos’

Em novembro de 2019 completaram-se cinco anos da morte de Seu Lunga. Segundo a família, a maioria dos ‘causos’ – histórias (verídicas ou não) – que são contadas de forma engraçada, com objetivo lúdico, associados a ele é mentirosa ou exagerada. Na verdade, Seu Lunga era um homem gentil e tranquilo, que gostava de criar e recitar poesias. Ele morreu em 2014.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome