Artigo: Santa Filomena pede socorro

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2012 às 19:35

O radialista Jailson Lopes faz um desabafo indignado, neste artigo enviado ao Blog, sobre a situação como vê o município de Santa Filomena, no sertão de Pernambuco.

Confiram:

Santa Filomena, seu sobre sobrenome é CALAMIDADE!

Durante Muitos anos ouvi falar de cidade natal da minha avó materna, patrimônio cultural de Pernambuco, Ana Leopoldina Santos, a Ana das Carrancas, e do orgulho que ela sentia de ter nascido no antigo distrito de Ouricuri –PE.

Passados 03 (três) anos de seu falecimento, fui convidado por um amigo para conhecer a cidade onde nasceu “Dona Ana” e, quando cheguei lá, fiquei chateado e muito preocupado com a precariedade da cidade:

A sede da prefeitura Municipal parece abandonada e com rebocos à mostra;

O lixo recolhido pelos carros da Prefeitura é jogado em local indevido, e exposto ao vento, enche a estrada de dejetos;

Animais estão morrendo de fome e de sede e a água entregue pelos carros pipas à população do distrito de poço comprido (localidade com mais de 250 moradores), é de péssima qualidade. E quando se tem, pois normalmente são apenas dois caminhões pipas por dia para abastecer o distrito, que paga R$ 45,00 à vista e R$ 55,00 à prazo, segundo seus moradores;

O programa “LUZ PARA TODOS” do governo federal (tendo em vista o disposto no art. 15 da Lei no 9.074, de 7 de julho de 1995, nos arts. 14 e 15 da Lei no 10.438, de 26 de abril de 2002, o que consta do Processo no 48500.003864/02-22, e considerando que compete à ANEEL estabelecer, para cumprimento por parte de cada concessionária e permissionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, as metas a serem periodicamente alcançadas visando à universalização da energia elétrica, é necessária a introdução de medidas que assegurem a efetiva disponibilidade de energia elétrica para unidades consumidoras, tanto urbanas quanto rurais, ainda que localizadas em áreas de baixa densidade de carga), não chegou de fato para todos, pois visitei algumas famílias, principalmente do Sítio Jordão e Sitio Pau D’arco. Apesar do poste estar a dez metros da residência, a casa não possui energia elétrica (os moradores ainda vivem na época do candeeiro e isso há mais de ano e nada foi feito, causando assim o desespero e a chateação de mais de quinze famílias sem saber pra quem ligar ou o que fazer);

Por falar em ligar, existem períodos de até quinze dias sem comunicação por celular na cidade (qualquer operadora) e no interior a comunicação é zero, nem orelhão: SE ALGUÉM SE SENTIR MAL, MORRE COM O CELULAR NA MÃO;

No distrito de Socorro, as imagens do abatedouro público são uma aberração e requerem uma observação do poder público: a ponte de acesso inacabada, sangue, vísceras e estômago dos animais abatidos no chão, cachorros ao redor, o animal abatido sendo cortado com instrumento enferrujado e sendo transportado em carrinhos de mão em precárias condições e sem nenhuma vigilância sanitária; este produto é vendido livremente para a população;

Na cidade, as ruas cheias de entulhos, dificultando o acesso de carros e pedestres;

A pergunta que não quer calar: Cadê o poder público municipal desta cidade? Contra FOTOS não existe argumento, só desculpas esfarrapadas!

Até quando pessoas da cidade ou do interior do município terão que morrer por “não dar tempo” chegar a Ouricuri ou Petrolina, já que a cidade ainda não possui hospital? (tem posto de saúde, mas não existe médico permanente e a equipe técnica nada pode fazer sem a devida prescrição médica). DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL!!!

Se minha avó estivesse viva, com certeza estaria, no mínimo, triste com o que NÃO fizeram na sua querida Santa Filomena depois de quinze anos de emancipação. Talvez esteja na hora de se repensar sobre a forma e quem deve comandar uma cidade tão nova emancipação e no momento, sem poder público competente!

Jailson Lopes (radialista DRT nº 46213 001313/97)/Neto de Ana das Carrancas, artesã de fama mundial, filha de Santa Filomena e Patrimônio cultural de Pernambuco

Artigo: Santa Filomena pede socorro

  1. Kerson disse:

    Nunca tinha ido à Santa Filomena e ano passado tive a oportunidade de conhecer, achei que, por se tratar de uma cidade pequena, fosse bem organizada, ruas limpas, praças arborizadas e serviços básicos eficientes. Mas ao chegar notei que não era aquilo que eu imaginava, ruas esburacadas, sem calçamento, entulhos de obras pelas ruas, enfim um total descaso, como foi mencionado na carta até a sede da prefeitura é feia. Isso é apenas o retrato de muitas cidades do interior, onde os detentores do mandato não se importam em dar uma qualidade de vida melhor à sua população. O povo tem que aprender a votar.

  2. Santa cruzensse disse:

    Amigo, quem conhece a historia da administração de Santa Filomena não se admira com o que esta acontecendo não. O ex-prefeito desta cidade ficou famoso na rede globo de televisão no programa do fantástico e mesmo assim ainda o elegeram e elegeram a sua tia como sua sucessora e agora irão elege-lo novamente, pois mesmo com as denuncias do fantástico ele so saiu de reduto eleitoral de Ouricuri e foi ser prefeito de Santa Filomena parece até que a reportagem o tornou mais famoso.

  3. em Primeiro lugar,quero parabenizar o companheiro Jailson pela atitude de mostar a verdade(que me dói) e por me ajudar a mostrar a população que Santa Filomena está precisando de ajuda e o MAIS RÁPIDO POSSIVEL!
    a coisa está feia!Realmente é revoltante ver tudo isso em uma cidade como essa. Dinheiro na prefeitura sabemos que tem.
    e surge a pergunta: PRA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO PÚBLICO DE NOSSA CIDADE?
    se não tem um saneamento,um hospital,nem uma escola adequada para um estudo melhor,nem carros adequados para tranportes de alunos do interior…NÃO TEM NADA QUE É FUNDAMENTAL E BÁSICO PARA UMA CIDADE!
    e me surge outra pergunta?QUEM TEM CORAGEM DE DEFENDER OS PODERES EXECUTIVOS DE SANTA FILOMENA SE NENHUM DELES FIZERAM O BÁSICO PARA NOSSA CIDADE?
    Pessoal,ACORDEEEM! essa pequena cidade pede socorro!
    Polocia Federal vai até la e nao adianta de nada….o que mais vão fazer?apoiar pessoas que so querem o dinheiro público para comprar carros,postos e viver vida boa as custas de pessoas que precisam de ajuda? SÓ RESTA ISSO MESMO!
    Ha,Jailson,a partir de agora vou me comprometer a tirar fotos de coisas que vc nem imagina que existe naquele municipio e mandar ao companheiro Carlos Britto para postar.VC VAI SE SURPREENDER!

    HA,esperarei alguem para responder minhas perguntas!! coloco aqui esse desafio: responda aqui no blog,quero ver as pessoas que tem coragem de defender esse tipo de gente!

    1. arlene disse:

      arlene Parabéns pela iniciativa Jailson´, sou de santa filomena moro fora a 17 anos mas cada vez que volto para visitar meus pais que moram lá , fico muito imprecionada e revoltada com o descaso que acontece na quela cidade .

      1. flavio santos disse:

        nossa valeria, se todo mundo pensasse como vc seria muito diferente as coisas dessa pobre cidade! isso q vc falou é a mais pura realidade!

  4. De Olho disse:

    Parece que alguém está querendo promover algum candidato ???

    1. Alberto disse:

      Parece mesmo; se tudo isso não fosse verdade.
      Vocês lembra de um comentário de um rapaz da kalú que veio passear no socorro no final do ano? e passou o maior sufoco com falta de água?
      Tem uma caixa de água no socorro cheia de água do rio são francisco e o povo passando sede…
      A prefeitura alega que a água é suja, mas eles pegam água suja qualquer lugar para distribuir para estes coitados EX. tem caminhões pipa que já pegaram água da barragem de Rafael e levam para o consumo das famílias. O poder publico neste lugar parece não sair de casa…
      COMENTA AÍ IDÍLIO; QUE PASSOU O MAIOR SUFOCO SEM ÁGUA QUANDO ESTE NA KALÚ NO FINAL DO ANO.

      É UMA PENA….
      MAS TODOS OS CANDIDATOS ATÉ AGORA SÃO PRATICAMENTE OS MESMOS…
      E PIOR QUE O POVO VOTA DE NOVO NESTAS PESSOAS…

      1. Luzia disse:

        Que tristeza ver que a cidade que conheço há mais dez anos está nesta situação deplorável. Me parece bem pior e mais pobre do quando a conheci. Tristeza maior é ver que alguns pessoas oportunistas, fecham os olhos para a relaidade explícita e demonstrada nas fotos acima e fazem piadas quanto a candidaturas. Sei que a gente acaba (institivamente

      2. CHIXICO disse:

        SE CONTINUAR COM ESSES CORRUPTOS NA PREFEITURA SERÁ CADA VEZ MAIS PIOR DO QUE JA ESTA! SE O POVO PARACE UM POUCO PRA PENSSAR PODERIA MUDAR!!!!!!!!!

  5. Karla Amariz disse:

    Zezinho vai mudar essa triste realidade!!!

  6. Petrolinense disse:

    Tenho família em Dormentes, e já fui a Santa Filomena algumas vezes, além do mais conheço bem a fama dos gestores de lá. O que vejo é um descaso absurdo, tanto da população quanto de quem administra essa cidade. O que vou dizer vai doer e muitos hipócritas leigos aparecerão aqui ofendidos, o problema dessa cidade é sua população, que acostumou com o descaso e vivem aceitando a irresponsabilidade de seus gestores. A prefeitura sempre elege meia dúzia de corruptos, que passam o governo sugando o dinheiro público sem dó. Será que vocês santafilomeneses vão esperar que venham gente de fora para dizerem isso? Cadê a auto-estima? Cadê o desejo de ver uma Santa Filomena próspera? Fico triste porque é uma terra de gente bonita, e com tudo para crescer.

  7. Fabio Junior disse:

    kkk por isso que me orgulho em ser dormentese e votar no prefeito tão comprometido com a sua população porque cada um que venha de Recife ou São Paulo ou outras cidades ficam abismados com o desenvolvimento de Dormentes PARABENS SRº PREFEITO GEOMARCO COELHO

  8. Juciel disse:

    Gente infelizmente quem a maioria das pessoa que elegem a familia Melo não lê esse Blog, e não entende muito de politica e desenvolvimento municípal.

    o pior é que Gildevan vai ganhar de novo, é Gildevan cada vez mais rico e Santa Filomena cada mas F…

    kkkkkkkkkkkkk

    1. Alberto disse:

      Pior que lê…
      mas em um lugar onde o povo vive passando necessidade…
      Quando se recebe um pão…dani-se o resto…

      que o diga Geová do poço comprido que se vendeu…

  9. dormentes disse:

    DORMENTES QUE SE CUIDE! QUEM ADMINISTRA LÁ ESTÁ APOIANDO JOSIMARA KA. TEM ATÉ IRMÃ QUERENDO SE VEREADORA. SE LIGA DORMENTES.

  10. O mais lamentável é que tem pessoas que ainda querem a volta de Jildevan, para a prefeitura, pelo amor de Deus é muita falta de caráter das pessoas votar em um candidato desse; acorda gente! qualquer pessoa que entrar é melhor que ele.

  11. horlania disse:

    É triste ver e ouvir tanto descaso, mas para que tudo possa mudar só depende do povo, vivemos em um país democrático, se até agora nada deu certo em Santa Filomena, é a hora da mudança, Veja Lula, quando eu era pequena, lembro-me que a maioria falava que se Lula um dia ganhasse o Brasil estava perdido, mas com o tempo o povo apostou na diferença e foi bem melhor do que ficar na mesmice, mudar é muito bom.

  12. filomenenses disse:

    o projeto que gera vidas e garante direitos é o novo projeto que santa filomena já tem de tornar zezinho PREFEITO. gente acreditem, confiem! esse proj. tem base tem raízes que vão florescer e frutificar com honestidade.
    abraços fraternos a caminho de grande mudança.

  13. Aline Alves disse:

    MINHA FAMILIA É DE SANTA FILOMENA, EU CONSTATEMENTE TENHO IDO LÁ. A CIDADE NÃO CRESCE, NÃO EXISTE PROGRESSO NAQUELE LUGAR. EU FICO TRISTE PQ AS PESSOAS FORTES DE LÁ SÃO TDS COMPRADAS. EU AINDA NÃO SEI QUEM SÃO OS PRÉ CNDIDATOS, MAS PELO O AMOR DE DEUS GENTE, SAIBAM ESCOLHER. NÃO VENDAM SEUS VOTOS, SEJAM DEMOCRA´TICOS. INFELIZMENTE AGENTE NÃO TEM PROVAS, MAS HOUVE MUITA COMPRA DE VOTO. O NOME DA PREFEITA É ILUSÃO, QUEM COMANDA É ELE. ACORDA POVO!!!

  14. LOURIVALDO disse:

    JAILSON, APESAR DA MATÉRIA SER TRISTE VALEU PELA INICIATIVA! TALVEZ ESTER CHOQUE COM A REALIDADE SIRVA PARA UM ACORDAR.DOS PRE-CANDIDATOS EU VOU COM ZEZINHO,PORQUER ELE É MUITO COMPROMETIDO COM AS COISAS DO BEM,HONESTO E EXTREMAMENTE RESPONSAVEL,ELE TEM UMA HISTÓRIA MUITO LINDA! OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE. LOURIVALDO

  15. Fernando Pessoa disse:

    Os pre-candidatos são: Gildevan com 43% das intensões de voto na pesquisa espontanea, Deval com 11%, Evaneide com 10%, Tonhão com 04%, Gilvan com 03%, os demais não foram sitados, a pesquisa foi encomendada por um desses pre-candidatos, ao todo vieram 5 entrevistadores do Recife e ficou cada um em uma região, nao me lembro a data mas foi depois do dia 20 de dezembro.
    Gildevam vai ser prefeito novamente e que tiver encomodado que va procurar uma cidade de politicos honestos, ou seja va pro céu de Jesus Cristo!!!

    1. marcus disse:

      Parabéns fernando!!!
      vc deve ser um ilustre filho de santa filomena que deve ter um bom emprego nos postos siriema…
      ou simplemente que pega carona na L200 do ex-prefeito gildevan…
      ou quém sabe ainda toma uma pinga com o ex-prefeito..r
      tem gente em santa filomena que se estiver comendo um pão dani-se os outros…

      1. vergonha disse:

        É triste ouvir isso vc deve ser mais um da queles que vendem o voto

  16. ALUISIO disse:

    CARO FERNANDO, JÁ É DO CONHECIMENTO DE TODOS QUE QUAISQUER INFORMAÇÃO SOBRE PESQUISA ELEITORAL SÓ TEM CREDIBILIDADE SE A MESMA VINHER A COMPANHADA DO NÚMERO DO REGISTO NO CARTÓRIO ELEITORAL, SE NÃO É MAIS UMA MANEIRA BARATA DE ENGANAR E CONFUNDIR AS PESSOAS.E COM RELAÇÃO A NÃO EXISTÊNCIA DE PESSOAS HONESTA EM SANTA FILOMENA, VC ESTÁ COMETENDO UMA AGREÇÃO SEM PRECEDÊNCIA A TANTA GENTE DECENTE E HONESTA EM SANTA FILOMENA. VC QUER MESMO É DISVIAR O FOCO DA DISCUÇÃO. O TEMPO IRA MOSTRAR AS PESSOAS QUE VC DEBROCHA.

  17. Jailson Lopes disse:

    “A velhice não está nas rugas que o espelho mostra, mas na alma que precisa do espelho para ser feliz”
    Jeocaz Lee-Meddi
    “De tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR_SE de justiça e TER VERGONHA de ser honesto”
    Rui Barbosa, texto de 1917

    Rede de postos de gasolina, VÁRIAS scanias,L200, bebida “de graça”, enquanto a população pede esmolas por água, dignidade e qualidade de vida! As pessoas que apoiam a reeleição de uma pessoa que teve o poder de comando na mão e quase nada fez, me lembrama letra da música de Luiz Gonzaga:”doutô uma esmola a um homem qui é são. Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”!

  18. vergonha de ser filomenense disse:

    É triste saber que santa filomena esta sendo humilhada dessa forma.
    quero saber até quando a população filomenense ira aguentar isso…
    saindo de santa filomena e indo nas cidades vizinhas sinto até uma certa vergonha dizer que moro numa cidade como santa filomena.
    só espero que mude com o novo candidato zezinho uma das pessoas de santa filomena que sem aguentar mais foi a luta por uma santa filomena melhor…

    valeu zezinho estou torcendo por você…

  19. lua disse:

    sinto muito amigo fábio junior,Dormentes não é esses balaios não pra vc tá falando mal de minha cidade não.Pra mim Dormentes,santa filomena,ouricuri,santa cruz ,tá td numa balança só.

    1. vergonha disse:

      Minha cara colega lua, vc comparar Dormentes com Santa Filomena, vc deve ta maluca pelo amor de Deus procura um medico rapidamente.

  20. Zé amaral disse:

    Entenda à CORRUPÇÃO!

    A corrupção corroi a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida de gerações atuais e futuras.
    Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras publicas e para manutenção dos serviços da cidade. Ela afeta a qualidade da educação, pois os desvios subtraem recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores e prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural. A corrupção também subtrai verbas da saúde, impede as pessoas de ter acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser curadas.
    O desvio de recursos públicos condena a nação ao subdesenvolvimento econômico crônico.
    Em ambiente em que a corrupção predomina dificilmente prospera um projeto para beneficiar os cidadãos. De nada adianta uma sociedade organizada ajudar na canalização de esforços e recursos para projetos sociais, culturais ou de desenvolvimento de uma cidade, se as autoridades municipais responsáveis por esses projetos se dedicam ao desvio de dinheiro publico.
    Nas prefeituras municipais vários tipos de fraude requerem, invariavelmente, a conivência ou omissão de funcionários, uma vez que é praticamente impossível um prefeito fraudar à prefeitura sozinho. Os departamentos mais envolvidos são: compras (licitações), almoxarifado, setor responsável pelo recebimento dos serviços prestados a prefeitura, contabilidade e tesouraria.

    A simples observação é um meio eficaz de detectar indícios típicos de fraude na administração publica. Onde há corrupção observa se os seguintes fatores:
    * Histórico comprometedor da autoridade e seus auxiliares;
    * Falta de transparência nos atos do governo;
    * Subserviência do poder legislativo;
    * Baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de treinamento para funcionários públicos;
    * Sinais de riquezas exteriores, exibição de bens de alto valor, carros e imóveis adquiridos de uma hora pra outra;
    * Resistência das autoridades a prestar contas;
    Todo cidadão tem direito a informação. Os prefeitos corruptos tentam driblar esse direito dificultando o acesso a informação. Vereadores honestos tentam obter as informações via requerimento à câmara municipal. A rejeição a esses pedidos de informação pelos vereadores ligados ao prefeito são sintomas de fraude e corrupção.
    Uma forma de prefeitos corruptos obterem apoio aos seus esquemas é buscando de forma explicita ou sutilmente o comprometimento dos vereadores com o desvio do dinheiro publico. Uma das maneiras que o corrupto usa para ganhar a “simpatia” de vereadores é pelo oferecimento de uma “ajuda de custo”, pela nomeação de parentes dos mesmos para cargos públicos e outras praticas de suborno e nepotismo. Há ainda os casos em que os vereadores participam diretamente do esquema de corrupção, sendo recompensados por seu silencio com uma importância mensal, “o mensalinho”, doado pelo prefeito. Não é de admirar, assim que tais vereadores sejam contrários a qualquer tipo de investigação que se proponha contra o prefeito. O vereador não pode ser submisso ao prefeito. Se ele assim agir, pode ter sido cooptado para acobertar atos de corrupção. O vereador é acima de tudo um fiscal do executivo e não pode abdicar desse papel.

    Essas foram informações tiradas do livro “Combate a corrupção nas prefeituras do Brasil” da ateliê editorial – 3ª edição. – Foram feitas três edições do livro, totalizando 122.000 exemplares.
    Aquele leitor que desejar ler o livro na integra para compreender mais sobre o assunto, pode me solicitar através do E-mail : vereador-zeamaral@hotmail.com

    Sitio Pé de Serra, Povoado Campo Santo 16 de Fevereiro 2012.

    Vereador Zé Amaral

  21. juvenilson disse:

    É atriste realidade de Santa Filomena.

  22. Natasha... disse:

    São tantas perguntas que não são respondidas!
    Para onde vai o dinheiro público?
    Em que está sendo investido?
    O que já foi feito?
    É uma calamidade!
    Dá é vergonha, 15 anos de emancipação e nada feito!
    Ruas não calçadas, nada de saneamento básico, carros de transporte escolar sem segurança e inadequados,falta de um Hospital que é o essencial para a população, preferem gastar dinheiro com coisas banais que perto do que precisamos são sem prioridade, precisamos de uma mente boa, que pense no povo de Stª Filomena, pense no que já estamos cansados de ver em toda eleição, para uns já chega, mas para outros que se vendem por tustões, está perfeito, ja chega tá na hora de mudar, quero coisa nova, temos que dar oportunidade a outras pessoas para que elas provem do que são capazes,AQUI O MEU DESEBAFO! Estou cansada desse chove não molha, toda eleição a mesma coisa, agente que quer o melhor para Stª Filomena tendo que aguentar isso tudo, mas essa é uma decisão do povo, só acontece isso quando o povo quer, se pelo menos as pessoas caíssem em si e percebessem que está na hora de mudar!!
    Aqui o meu pedido não só para o meu bem, mas para o bem de toda a população…VAMOS MUDAR PARA MELHOR, VAMOS DAR NOVAS OPORTUNIDADES A NOVAS CARAS…
    “TENHO SEDE POR MUDANÇA”!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *