Artigo do leitor: “Que luz é essa, minha gente?”

por Carlos Britto // 06 de agosto de 2013 às 21:36

PonteA iluminação da Ponte Presidente Dutra na noite de ontem (5) ainda é assunto nas redes sociais, nas ruas e no Blog. O leitor Danilo Mendes Duarte nos escreveu um texto em que cita a música de Raul Seixas para indagar: “Que luz é essa, minha gente?”

No artigo, Danilo sugere, assim como também é o desejo de quem mora em Petrolina e Juazeiro, que a iluminação seja permanente, que realce a beleza das duas cidades. Para ele, ver o Vale do São Francisco na tela da Rede Globo será importante não apenas para dar visibilidade aos municípios, mas também para valorizar seu povo.

Confiram:

Que luz é essa, minha gente?

O anoitecer na orla da cidade foi diferente, como há muito tempo não se via. Um anoitecer movimentado, bonito e iluminado. Tem gente que vai dizer que é exagero. Mas para quem vive na escuridão, qualquer feixe de luz é sinal de esperança.

Lembrando o grande Raul Seixas, eu pergunto ao povo de Juazeiro: que luz é essa, minha gente? Parece até que a música foi escrita por aqui nos dias atuais (música é sempre atual):

“Vem trazendo a esperança

Pra essa terra tão escura

Ou quem sabe a profecia das divinas escrituras

Quem é que sabe o que é que vem trazendo esse clarão

Se é chuva ou ventania, tempestade ou furacão

Ou talvez alguma coisa que não é nem Sim nem Não

Que luz é essa, gente?”

É a luz da Globo! É o brilho da nova produção televisiva da emissora, que tem data de estreia para janeiro de 2014. Ano que vem me lembra algo. Não, não é a Copa, nem tampouco o BBB… São as eleições de nível federal e estadual.

Relacionando as duas coisas (luz na ponte e eleições), pensei até que fosse obra eleitoreira, mas infelizmente não era. Isso mesmo, infelizmente! Antes fosse… Agora vejam só a situação: o cidadão implorando por uma ação do poder público, nem que esta seja cercada por interesses escusos dos nossos não-representantes. A que ponto chegamos?

A luz veio, mas já deve ir embora junto com Cauã Reymond, Isis Valverde, Patrícia Pilar e todo o circo armado no Centro da cidade, coisa que causou certo transtorno à população. Mas o povo amou tudo aquilo, os artistas foram bastante simpáticos com seus fãs e ver Juazeiro na telinha da Globo, sem ser notícia sobre a seca ou o tráfico de drogas, já é algo que mexe até com a autoestima do juazeirense.

A ponte ficou linda, o povo sorriu, até as muriçocas deram um tempo (pelo menos na Orla) – também encantadas com a beleza dos artistas globais. Mas acabou! E voltando à música do Raul, só para clarear a mente da galerinha do poder, a luz…

“…Vem mostrar que nunca é tarde

Vem provar que é sempre cedo

E que pra todo pecado sempre existe um perdão

Não tem certo nem errado

Todo mundo tem razão

E que o ponto de vista

É que é o ponto da questão”

Danilo Mendes Duarte/Cidadão juazeirense

Artigo do leitor: “Que luz é essa, minha gente?”

  1. Carvalho disse:

    Muito bom parabéns

  2. Josemar disse:

    Um sonho su real.

  3. Roberto disse:

    De quem é essa belíssima foto?

  4. Flavio Henrique Monteiro Cardoso disse:

    Vi uma matéria no aqui que dizia mais ou menos assim ” PONTE PRESIDENTE DUTRA GANHA NOVA ILUMINAÇÃO” deixando a entender que seria permanente… Maaas.. ” Veio a chuva e a ventania e apagou aquele clarão e a coisa que era sim agora virou um grande NÃO”

  5. Rosângela Sá disse:

    Ao sair de um compromisso por volta de 22:00h de onde estávamos ( em Petrolina), meu esposo e eu era possível visualizar aquela luz e feito mariposa fui ao encontro dela e lá registrei o que viram nessa imagem. Fiz a foto porque sabia que no dia seguinte não veria mais aquela luz, como aconteceu também no monumento da Integração em Petrolina.
    Ela se foi, mas o registro ficou e ficará guardado pra sempre em nossas mentes.

  6. Danilo disse:

    ohhh, Rosângela.. bem que vc poderia destacar mais a ponte, né? Centralizar mais, pegar o rio…. enfim… mas o mais importante é que o registro foi feito!

    1. Rosângela Sá disse:

      Oi Danilo!! Essa foto não foi feita com um fim comercial, onde eu teria um briefing pra seguir, tanto que não usei equipamento profissional para fazê-la. Trata-se apenas de um registro pessoal em que a iluminação da ponte me chamou a atenção e temia não vê-la assim no dia seguinte.
      Quem sabe se a Prefeitura iluminá-la de verdade, passo lá e faço uma com mais técnica…;-)

      Obrigada pelas observações.

      Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários