Artigo do leitor: A escassez de água e a reeleição de Dilma

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2014 às 21:36

Rio São FranciscoNeste artigo enviado ao Blog, o professor e guarda municipal de Petrolina, Antonio Damião Oliveira, acredita que a escassez de água e os problemas enfrentados pelo Rio São Francisco são culpa, principalmente, da ação humana. Ele também faz um breve comentário sobre a reeleição da presidente Dilma e sobre os “insatisfeitos” com o resultado. Confiram:

A escassez de água no Estado de São Paulo e na Serra da Canastra, em Minas Gerais, berço da origem do Rio São Francisco, como também o racionamento na represa Três Marias, e reflexos negativos na barragem de Sobradinho, na Bahia, é um alerta às pessoas. A própria natureza tenta se defender de alguma maneira, porque o bicho homem está ultrapassando os limites da sua racionalidade. Quando olhamos para o antigo ‘Rio dos Currais’, como era conhecido o Rio São Francisco e, vemos tanta água nos horizontes longínquos, é difícil associar a ideia de que um dia o mesmo possa secar.

A justificativa para tais colocações é porque especialistas e ambientalistas pesquisadores fazem projeções desanimadoras quanto à sobrevivência do nosso rio. Saindo um pouco do clima de campanha política e voltando para o aspecto do meio ambiente e a questão da problemática da água doce, quero que você atente para esse poema simples, de um nordestino com muito orgulho, que está preocupado com o bem estar da nação, independentemente de qualquer região do território nacional.

Não prego a divisão do país por estar descontente com o resultado da eleição, e nem concordo com atos que violam a ordem democrática, chamando o povo para as ruas contra a presidenta reeleita Dilma Rousseff. A soberania popular deve ser respeitada. Quem faz isso tem uma atitude irresponsável que não está pensando no país, apenas lograr êxito e louvor de quem compactua com essa estúpida decisão.

É lamentável o sentimento antidemocrático. Pior ainda são aqueles que têm influência na sociedade, inflamando o ódio e o terrorismo no coração da população, pedindo o retorno da ditadura militar. É uma ofensa e provocação à memória daqueles que sofreram perseguição e sumiço naquele período negro da história do Brasil.

A eleição já passou, mas para alguns que estão raivosos com o resultado do pleito, ainda não passou. Questionar a lisura do processo eleitoral é muito estranho, nunca se viu isso. A presidenta Dilma não cometeu crime de impedimento. Sendo assim, de onde partiu a iniciativa para gritarem alto em bom som seu impeachment? Se a oposição acha que saiu fortalecida com o resultado do embate político, a situação saiu muito mais, porque conseguiu a reeleição com maioria absoluta dos votos válidos.

A BELEZA NORDESTINA

Preservar o Rio São Francisco

É uma ideia inteligente

Defender o Velho Chico

Faz parte do meio ambiente

 

Ele nasce em Minas Gerais

É um rio pioneiro

Um dos recursos naturais

Desse Sertão brasileiro

 

É um patrimônio do Nordeste

Faz parte da nossa região

Que veio lá do Sudeste

Trazendo a salvação

 

Serve de subsistência

Para o pobre pescador

Mas também dá preferência

Para o homem agricultor

 

Estão em fase de extinção

Peixes, plantas e animais.

Dói vê a poluição

No antigo Rio dos Currais

 

Geme e chora a natureza

Pela ação imprudente

O homem age com frieza

Seu coração nada sente

 

Vamos dar valor e amar

A beleza Nordestina

Defender e preservar

Como se fosse uma menina

 

É uma dádiva divina

Para o povo brasileiro

Beneficia Petrolina

E também Juazeiro.

Antonio Damião Oliveira da Silva/Professor e Guarda Municipal

Artigo do leitor: A escassez de água e a reeleição de Dilma

  1. Maria Cenira M. Arruda disse:

    Damião, o que seu governo da maioria fez nesses 12 (DOZE) anos pelo rio São Francisco?
    O PT comprou a maioria do povo pobre com migalhas do Bolsa Família, e saqueou os cofres públicos (MENSALÃO, PETROBRAS, YOUSSEF, PASADENA, PORTO DE MURIEL, INSTITUTO BRASIL…)
    Somos insatisfeitos sim, pois sabemos que temos uma quadrilha no poder.
    Mas nós não vamos desistir do Brasil.

    1. ney de siqueira barbosa disse:

      Cenira, existe um binóculo do tempo que é a historia. Tire a venda ! Não desista do Brasil de todos. O sentimental “Não vamos desistir do Brasil”, não deu resultado no 2º turno.

    2. Bolsonaro disse:

      Danger! coxinha detected!

    3. JDS disse:

      E VC QUE DEU SEU VOTO NO TRAFICANTE KKKK

  2. manuel passos disse:

    O PT é responsavel sim pela crise do Rio: torrou quase 10 bi com a transposição e nada fez pela revitalização do Rio e muito menos pela irrigação. A historia é dinamica e em breve o povo perceberá que a politica do PT para o semiárido é a bolsa familia.

  3. Fábio Costa disse:

    Sr Damião, muito bom e bem elaborado seu texto. Mas o fato é que a mais de 10 anos o rio esta em situação critica, Eu falei 10 anos e em situação critica! Não estou inserindo o tempo que o rio vem demonstrando sinais de fraqueza e abandono…
    Pois bem, a situação atual não é suficiente para que todos os quais estão assistindo entender que ele esta em profundo coma?! Mas vou mais além, e a pergunta correta é:
    O que os políticos de forma nacional e principalmente local estão fazendo em pro dessa que podemos considerar uma catástrofe?! Veja a quantidade de deputados estadual, federal e agora senador temos apenas em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
    Será mesmo que já colocamos esse assunto na prioridade que se merece? Ou vamos esperar secar 100% ou chegar a racionamento como em SP nos dias de hoje para agir??
    O rio é de integração nacional, ok. Porém, não conheço região mais dependente que a nossa desse dessas aguas… Assim, façamos nossa parte! Que as forças politicas locais (Vereadores, Prefeitos, Dep. Estaduais, Federais, Senadores e Governadores), imprensa, comissão meio ambiente, agencias reguladoras e população em massa, e vamos agir! Vamos iniciar o que é preciso e já na instancia maior. Pois a situação clama…
    Sr. FBC o senhor hoje na condição de ex ministro da integração nacional e senador eleito (Com meu voto!) e acima de tudo filho da terra, é uma das principais forças para combater essa calamidade. Assim, não perca tempo e nem economize “cartuchos”, vá a luta! Precisamos de você!

    Ao Blog no qual já elogiei e parabenizei essa semana via whatsapp, peço também não medir esforços e se possível clamar diariamente esse assunto, assim como intimidar os demais veículos de imprensa á os somar nessa luta. Assim, como cobrar dos políticos aqui mencionados em especial FBC sua posição quanto a esse assunto.

  4. Amaral disse:

    Foi o texto mais sem pé nem cabeça que li nesse blog. O professor guarda lamenta a morte do rio e exalta o PT

  5. manuel passos disse:

    Damião quer fazer bonito por chefinho dele. Esse amontoado de paragrafos é de uma besteira estupida. Acha mesmo que vamos ficar de braços cruzados vendo voces acabarem com o Rio ???
    Parabens Carlos Brito por insistir com o tema. mesmo abrindo espaço para um coitado desse.

    1. Antonio disse:

      Manuel passos, besteira estúpida é a sua deselegância e más colocações. Seu argumento foi tão superficial que não vale a pena dialogar muito. Mais coitado é quem não sabe se posicionar contra os fatos e, além disso, não é a primeira vez que o professor Damião manda matéria para o blog. O Britto publica porque tem coesão e coerência no texto. Entretanto, não é para qualquer um interpretar a grandeza e nitidez de uma boa produção de texto.

      1. cicero lima disse:

        Professor de que mesmo. ?! O coitado ainda tem defensor. Não falou nada da situação do rio. Apenas defendeu os chefes. Coitados. Mais bolsas pra eles

  6. ailton rodrigues de souza disse:

    A GUERRA CIVIL DA SÍRIA TEM ANIQUILADO CENTENAS DE CRISTÃOS POR NÃO NEGAR SUA FÉ, NO BRASIL MILHARES DOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS NEGARIAM CRISTO PARA NÃO PERDER A BOLSA FAMÍLIA.

  7. edinaria disse:

    REALMENTE O PROFESSOR NÃO DIZ NADA COM NADA.
    FOI SÓ PRA SER LEMBRADO NÉ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários