Arte das panelas de barro do Mestre Pixilô será destaque na 3ª Feincartes em Petrolina

0

1 - mestre pixiloEntre os dias 2 e 11 de maio, turistas e petrolinenses vão conferir e embarcar em uma surpreendente viagem à arte e à cultura através da 3ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes). Este ano, o evento promete encantar a todos com a presença do artesão capixaba Manoel Francisco (o Mestre Pixilô), de 74 anos, referência na confecção de panelas de barro, ofício reconhecido nacionalmente como um Bem Cultural de Natureza Imaterial e titulado como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Durante a feira, Mestre Pixilô fará uma exposição do processo de confecção das panelas – técnica utilizada há mais de 400 anos e passada de pai para filho. O artesão também apresentará a matéria-prima utilizada (argila), a modelagem feita manualmente ou com ajuda de pedras e cascas de coco e a tintura pela qual se utiliza tinta extraída das cascas de árvores típicas de regiões de mangue.

Outro ponto alto da feira é a presença do rico e diversificado artesanato de Petrolina, além da exposição de peças, acessórios, móveis, esculturas, pinturas, gastronomia e artigos de moda vindos de 13 países e 14 estados brasileiros. Durante a Feincartes serão oferecidos também cursos, oficinas gratuitas e apresentações culturais.

Promovida pela Mathias Feiras e Eventos com o apoio da Prefeitura de Petrolina e do Sebrae-PE/Unidade Sertão do São Francisco, a 3ª Feincartes acontecerá no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, e vai funcionar durante os 10 dias sempre das 17h às 23h. O ingresso individual será comercializado a R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais têm entrada gratuita. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome