Área preservada pega fogo há mais de uma semana em Sento Sé

por Carlos Britto // 05 de agosto de 2021 às 15:30

Foto: Reprodução/Internet

O Parque Nacional Boqueirão da Onça, área de preservação ambiental em Sento-Sé, no norte da Bahia, está pegando fogo há mais de uma semana. De acordo com as autoridades locais, ainda não se sabe o que ocasionou o início das chamas. Desde o último sábado órgãos de combate ao incêndio estão em atividade no local.

Informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) de Juazeiro (BA), órgão gestor do parque, dão conta de que o combate recebe ajuda de brigadistas volutuários da Força e Resgate de Sento Sé. Algumas propriedades rurais que estão localizadas na área foram atingidas. “O fogo está localizado na região da comunidade de Ouro Branco. Se o fogo passar da serra que tem no local, vai queimar as grutas e os sítios arqueológicos“, declarou um morador da localidade.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril de 2018. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga, que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas. O local abriga espécies ameaçadas como a onça-pintada e a arara-azul-de-lear, além de animais típicos da caatinga como tatu-bola, porco-do-mato e tamanduá-bandeira. (Fonte: Sento Sé Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *