Após vandalismo em rotatória de Juazeiro, prefeitura orienta para denúncias

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2021 às 08:37

Foto: Edinázio Dias/PMJ divulgação

A população de Juazeiro (BA) não escondeu a revolta ontem (14), após denúncia de mais um ato de vandalismo numa das rotatórias recém-implantadas pela prefeitura, como este Blog divulgou. Em imagens que se espalharam pelas redes sociais, uma mulher é flagrada furtando uma muda de árvores da rotatória em frente ao Batalhão de Polícia Militar, nas proximidades do Mercado do Produtor.

A proteção e guarda do patrimônio público tem sido prioridade para a atual gestão, mas atos de vandalismo como os de ontem ainda são recorrentes na cidade. Recentemente, um levantamento realizado pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) identificou diversos tipos de crimes contra o patrimônio, a exemplo da orla da cidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas. Agora, plantas nativas colocadas em rotatórias, como parte do projeto de requalificação e paisagismo, também estão sendo furtadas.

Tal prática compromete todo o investimento financeiro e de trabalho nesses espaços, impactando negativamente nos cofres públicos e no bem-estar da população. Por isso a Prefeitura de Juazeiro alerta para a gravidade destas ações contra o patrimônio e pede que a população denuncie tais atos.

O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro. O autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, a orientação é denunciar junto à Guarda Civil Municipal pelos números 153 e (74) 3611.9880 ou à Polícia Militar no 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *